VMR-WB

O VMR-WB, sendo também um codec de voz de banda larga é semelhante ao AMR-WB (banda [50; 7000] Hz e frequência de operação de 16kHz), [10].

No total existem 4 modos de funcionamento do VRM-WB, ver Tabela 3. Os modos 0, 1 e 2 são destinados especificamente ao sistema cdma2000 (3G). O modo 3 foi desenvolvido para permitir interoperabilidade com os modos de 12,65, 8,85 e 6,60 kbps do AMR-WB. O modo 4 corresponde ao menor débito, para condições extremas do canal [11].

Modo Débito fonte [kbps] Canal Sistema
Modo 0 12,8 “Premium” cdma2000 (3G)
Modo 1 10,5 “Standard”
Modo 2 8,1 “Económico”
Modo 3 13,3 Interoperável AMR-WB
Modo 4 <8,1 Menores débitos
Tabela 3 – Diferentes modos do VRM-WB [11]

Também a codificação do VRM-WB é em muito similar à do AMR-WB. Ao sinal amostrado é aplicado uma redução de barulho de fundo e detecção de existência de voz activa, por meio de uma análise da transformada de Fourrier do sinal. Finalmente um algoritmo selectivo vai permitir escolher a taxa de bit mais adequada para o envio do sinal, através da análise e classificação de cada trama.

Assim começa-se por ver se é uma trama inactiva e neste caso é gerado ruído de fundo, sendo a trama codificada usando a menor taxa de bit possível. Para tramas que contenham sinais de conversa estacionários, efectua-se uma modificação de sinal baseada no esquema de análise por síntese apresentado, o que permite dividir uma trama em quatro subtramas codificando-as em tramas Half-Rate e permitindo reduzir a taxa de bits média nos modos 1 e 2.

No que diz respeito aos restantes sinais, neste caso os que contêm segmentos de voz não estacionária, estes necessitam de uma elevada taxa de bits para assegurar uma comunicação com alta fidelidade pelo que são codificadas usando tramas Full-Rate. No entanto, caso o sinal tenha energia muito baixa, podem ser usadas tramas Half-Rate nos modos 1 e 2 sempre numa óptica de redução da taxa de bit usada para transmitir o sinal, [12].