Introdução

A evolução da TV e do cinema é considerada uma das maiores conquistas da civilização moderna. Para o bem e para o mal os media acabam por definir o nosso estilo de vida moderno. Alguns perguntam-se e muitos de nós estamos curiosos, como vai ser a nossa relação com os media dentro de alguns anos? Que tipo de filmes e que programas de televisão vamos ver? Apesar do cinema e da televisão terem evoluído durante décadas, existem alguns marcos importantes. No início os filmes eram mudos, mais tarde passaram a ter a componente sonora, a televisão e o cinema inicialmente eram a preto e branco, agora são a cores, atualmente o último grito de tecnologia envolve efeitos especiais e animações feitas por computador.


Se apreciarmos estes marcos, podemos notar que tudo evoluí de forma a aproximar-se da maneira como vemos as coisas na vida real. O som, as cores e as animações computorizadas trouxeram-nos uma boa parte desse mundo. Na vida real frequentemente as coisas estão perto de nós, as pessoas, os objetos, os animais, pressentimos a noção de espaço e de tridimensionalidade, conseguimos ver de diferentes ângulos e perspetivas à medida que alteramos a nossa posição. Até agora tudo isto não era possível nem comercialmente viável, no entanto a tecnologia evoluiu e hoje as imagens podem transmitir-nos algo mais, uma dimensionalidade e uma expansão dos limites que nos aproxima cada vez mais do real.


Há quase um século o grande realizador Eisenstein disse que o futuro do cinema era o 3D, caiu no descrédito, muitos dos seus críticos morreram sem se aperceber das palavras proféticas deste génio.


"Vision is the art of seeing the invisible."

Thomas Swift


CAV 2011/2012 - Instituto Superior Técnico