Óculos que utilizam dois filtros de cores complementares, como por exemplo vermelho e azul ou vermelho e verde. A imagem apresentada, por exemplo, em vermelho não é vista pelo olho que tem um filtro da mesma cor, mas que se vê a outra imagem em azul ou verde.
É utilizada luz polarizada para separar a imagem da esquerda da imagem direita. O sistema de polarização não altera as cores, ainda que ocorra uma certa perda de luminosidade. Usa-se tanto em projeção de cinema 3D como em monitores de computador. Hoje em dia é o sistema mais económico para uma qualidade de imagem aceitável.
Nos displays autoestereoscópicos, a vista esquerda e direita é multiplexada espacialmente, permitindo ao observador visualizar uma imagem tridimensional sem a necessidade óculos especial. Cada imagem do par estéreo é “fatiada” e reside sobre as colunas pares e ímpares do monitor. As fatias são direcionados para o olho do observador por meio de uma película lenticular colocada na superfície do monitor ou pelo cálculo de distância e posicionamento dos olhos do observador.