Serviços de Streaming Over the TopEste Website foi desenvolvido no semestre de Primavera do ano lectivo 2011/2012 âmbito da unidade curricular (UC) Comunicações de Áudio e Vídeo do Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores do Instituto Superior Técnico. O objectivo principal desta página é o de complementar o conteúdo do artigo de divulgação, Serviços de Streaming Over the Top redigido pelos autores para a mesma UC. Assim, e à semelhança deste último, nesta página pretende-se fazer uma breve exposição da evolução do paradigma da distribuição de conteúdos audiovisuais. Aborda-se, especificamente, o tema Streaming Over the Top do ponto de vista do utilizador, do fornecedor de conteúdos e dos aspectos técnicos. Por forma a facilitar a navegação, optou-se por desenvolver esta página Web com uma estrutura em tudo semelhante ao artigo que lhe deu origem. Assim, esta encontra-se dividida nas seguintes secções e subsecções:
IntroduçãoAo longo dos últimos anos, tem-se registado uma mudança de paradigma no que se refere ao consumo de conteúdos televisivos. De facto, um estudo global realizado pela Motorola Mobility, indica que grande parte dos consumidores dá preferência a conteúdos pagos e diferenciados, em detrimento da programação genérica oferecida pelos fornecedores de canal aberto. Aliada à rápida proliferação de diferentes tipos de dispositivos onde é possível aceder a este tipo de conteúdos, esta nova tendência abriu portas a um novo modelo de negócio, o streaming over-the-top, ou OTT streaming. ![]() Na filosofia OTT, e ao contrário do que acontecia no passado, os conteúdos televisivos deixam de estar intrinsecamente associados a um dado fornecedor de serviço de telefonia e dados, usualmente designado por telco, do inglês, telecommunications company, passando a ser disponibilizados directamente pelos próprios produtores ou empresas de distribuição que lhes são próximas. Encurta-se, assim, a distância entre os produtores e o cliente final, dando a este último a possibilidade de fazer uma selecção mais personalizada daquilo a que quer assistir em cada momento, ao mesmo tempo que se reduzem os custos associados, dado que se elimina a necessidade de pagar por "pacotes" pré-definidos que não correspondem necessariamente aos interesses do consumidor. Neste trabalho são apresentadas as principais características técnicas e desafios inerentes a um serviço de streaming OTT, tomando como exemplo os populares serviços Hulu e Netflix, tendo este último reportado um número de subscritores próximo dos 24.4 milhões no último trimestre de 2011 Netflix. Na secção "Streaming OTT", é detalhada a estrutura geral de um serviço OTT. Os serviços Hulu e Netflix são apresentados em maior pormenor, incluindo uma breve descrição dos modelos de negócio pelos quais se regem. Apresenta-se, também, a perspectiva do utilizador, nomeadamente quais os aparelhos que podem ser utilizados para aceder a este tipo de serviços, bem como as diferenças fundamentais entre eles. Refere-se, ainda, a perspectiva das telcos que detêm as rede que suportam estes serviços. Na secção "Perspectiva Técnica" dá-se particular ênfase às tecnologias e infraestruturas que suportam este tipo de serviços, bem como às nuances técnicas que envolvem a transmissão e codificação de áudio e vídeo em tempo real. Finalmente, nas secções "OTT em Portugal" e "Futuro", que precedem a conclusão, apresenta-se o estado de adopção e maturidade de serviços OTT em Portugal, bem como qual a evolução esperada, tanto a curto como a médio prazo. |
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