MP3 Vs AAC
A tabela abaixo faz uma síntese relativamente aos diversos pontos dos formatos MP3 e AAC.
Nome Original |
AAC (Advanced Audio Coding) |
MP3 (MPEG – 1 Audio Layer 3) |
Standards |
ISO/IEC 13818-7, ISO/IEC 14496-3 |
ISO/IEC 11172-3, ISO/IEC 13818-3 |
Data em que se tornou público |
1997 |
7th of July, 1994 |
Nomenclatura de ficheiro |
.m4a, .m4b, .m4p, .m4v, .m4r, .3gp, .mp4, .aac |
.mp3 |
Tipo de MIME (Multipurpose Internet Mail Extensions): |
audio/aac, audio/aacp, audio/3gpp, audio/3gpp2, audio/mp4, audio/MP4A-LATM, audio/mpeg4-generic |
audio/mpeg |
Responsáveis pelo desenvolvimento |
Cooperação entre diversas companhias, nomeadamente: Fraunhofer IIS; AT&T Bell Laboratories; Dolby; Sony Corporation e Nokia. |
Cooperação entre Phillips, CCETT (Centre commun d'études de télévision et télécommunications), IRT e Fraunhofer Society. |
Desenvolvido a partir de |
Parte 7 do standard MPEG-2, e Subparte 4 da Parte 3 do standard MPEG-4 |
MPEG-2 |
Popularidade |
Popular devido ao iTunes e iPods. |
Formato standard de áudio digital |
Qualidade |
AAC oferece melhor qualidade que o MP3 ao mesmo bitrate, apesar do AAC também utilizar um método de compressão lossy. |
MP3 oferce qualidade inferior ao AAC para o mesmo bitrate. |
Portabilidade |
A Apple promoveu fortemente o formato AAC - todos os iPods e iPhones suportam o formato AAC |
Todos os leitores digitais de música suportam o formato mp3 |
Prós |
É um standard internacional aprovado pela ISO Flexível - Suporta múltiplos sampling rates (8000–96000 Hz), bit depths, e multicanais (até 48 canais) |
Formato de aceitação generalizada, suportado por praticamente todos os leitores digitais de áudio |
Contras |
Existem problemas reportados a nível dos codecs Altamente patenteado |
Baixa relação Performance/Eficiência que a maioria dos codecs mais modernos |
Na figura 8 pode-se verificar a análise comparativa entre os formatos MP3 e AAC em relação ao sinal WAV original numa vasta gama de frequências.
Os formatos da imagem abaixo têm as seguintes siglas: HE-AAC - High-Efficiency Advanced Audio Coding; LC-AAC - Low-Complexity Advanced Audio Coding; CBR – Constant bitrate; VBR – Variable bitrate; V2 – É uma variação do AAC definida em 2004.
Figura 7 - Comparação entre a codificação (com baixas bitrates) de diversos sinais MP3 e AAC com o sinal original WAV [5]
Analisando o gráfico é fácil de constatar que as codificações MP3 a partir dos 16KHz têm perdas consideravelmente mais elevadas que qualquer um dos formatos AAC, mesmo tendo estes ultimos bitrates mais baixas. O formato AAC foi projectado para ser uma melhoria em relação MP3 nos seguintes aspectos:
De um modo geral, o formato AAC permite uma maior flexibilidade para os designers de codecs, e corrige muitas das escolhas de design feitas na especificação original MPEG-1 áudio. Esta flexibilidade conduz frequentemente a estratégias de codificação simultâneas e, como resultado, a uma compressão mais eficiente.
No entanto, a especificação de MP3, embora antiquada, tem- se mostrado surpreendentemente robusta. O formato AAC e HE-AAC são melhores que o MP3 para bitrates baixos (tipicamente menos de 128 Kbps). Este facto torna-se especialmente relevante a bitrates extremamente baixos onde a codificação de stereo MDCT e a optimização de janelas deixam o MP3 incapaz de competir, e encontra-se espelhado na figura acima. No entanto, à medida que vai aumentando o valor da bitrate, a eficiência de um formato de áudio torna-se relativamente menos relevante para a eficiência da execução do codificador, e a vantagem intrínseca do AAC deixa de ser tão relevante.