Modelo de Negócio

O YouTube é o líder mundial no ramo de streaming de vídeos a uma escala universal.

Uma das chaves do sucesso do YouTube consiste na economia de escala implementada como seu modelo de negócio, que assenta em receitas publicitárias, em que os lucros são obtidos através de um sistema de taxas CPM (Cost per mille), isto é, por cada 1000 pessoas que visualizam um anúncio, os anunciantes pagam entre $0.25 a $5. As despesas prendem-se com custos devido ao pagamento de direitos de autor e de licenças, de salários aos seus cerca de 600 funcionários (dados de 2009), de rendas e de manutenção do sistema [16].

Tem-se verificado um aumento da aposta da publicidade no YouTube, já que os anunciantes têm mostrado algum interesse em realizar investimentos nesta área, em detrimento de outros meios convencionais (televisão, por exemplo).

Os anúncios são colocados na barra lateral direita e parte inferior do website, além de poderem ser incluídos na página inicial do YouTube, nas páginas dos resultados de pesquisa. Por outro lado, as mensagens publicitárias podem ser difundidas através de uma mensagem que aparece no início dos vídeos (que poderá ser ignorada, pelos utilizadores, ao fim de cinco segundos), ou de um anúncio textual que pode aparecer na parte inferior do vídeo, e que pode ser descartado pelo utilizador final. Estes últimos métodos são bastante atractivos para os anunciantes, visto que o custo de anunciar em relação ao número de pessoas que visualizam é bastante inferior em relação à utilização de outros métodos mais tradicionais.

Para que se consiga estar constantemente a agradar aos anunciantes, existe a preocupação de se estar sempre a evoluir na tecnologia usada, como por exemplo, na disponibilização de um maior número de vídeos em alta definição e, mais recentemente, em 3D, obtidos em grande parte dos casos através de parcerias entre o YouTube e empresas especializadas na indústria da música ou do cinema. Além das parcerias empresarias, o aumento do número de conteúdos de qualidade tem aumentado com a atribuição de incentivos monetários a utilizadores que se tornem populares no website. Estes utilizadores são convidados a tornar-se parceiros do YouTube, sendo remunerados em função dos lucros obtidos com a publicidade embutida nos seus vídeos/canais [16].

Por último, há que referir que uma das maiores estratégias de marketing adoptada pela Google, que detém o YouTube, é a inclusão de opções de pesquisa nos vários vídeos do website a partir do seu motor de busca.

The most valuable social media brands 2012 [19]