Evolução Futura

Apesar do seu grande avanço tecnológico, existe ainda grande margem para melhoramentos no que ao YouTube diz respeito.

é já possível saber quais serão algumas das novas funcionalidades do website, já que estão disponibilizadas, a título experimental, para utilizares que queiram espreitar o futuro [22]. Prevê-se, por exemplo, possibilitar a procura de vídeos através dos comentários a eles associados. Em breve, será também possível a edição de legendas e de vídeos.

Actualmente, já é possível a visualização de alguns vídeos em 3D, sendo dadas várias hipóteses ao utilizador de se conseguir esse feito, para que qualquer pessoa, mesmo sem ter equipamento para tal, consiga visualizar o conteúdo. No entanto, o número de vídeos disponíveis neste formato é ainda reduzido, pelo que a tendência futura passa por aumentar a sua quantidade, nomeadamente fazendo uso das parcerias entre o YouTube e empresas especializadas na produção de conteúdo de alta qualidade.

Uma outra aposta futura do YouTube consiste no aumento da definição dos vídeos, para resolução 4K, cuja vantagem consiste em melhorar a qualidade do vídeo para ser visualizado em ecrãs de grandes dimensões [23]. A título experimental, já é possível ver um reduzido número de vídeos nesta resolução.

No futuro, poder-se-á apostar também na tradução automática de vídeos para outras línguas, para que o acesso ao YouTube possa ser feito por um número cada vez maior de pessoas, sejam elas portadoras de algum tipo de deficiência ou não.

Qualquer evolução futura que o YouTube possa fazer, a nível dos formatos de compressão e codificação de vídeo, está bastante ligada ao rumo futuro de tecnologias paralelas, como a IPTV, pelo que esta poderá ditar algumas das tendências futuras que se poderão observar no YouTube. Por exemplo, é expectável que a implementação de sistemas de resolução elevada e com possibilidade de multiview no mundo da televisão possa ser transportado para o YouTube.

Resta apenas referir a crescente informação que cada vídeo poderá ter associada, ou a possibilidade de se pesquisar vídeos directamente a partir do seu conteúdo. Esta situação pode estar mais perto de ser concretizada com o recurso ao HTML5 para a disponibilização dos vídeos [1], em que é mais fácil pesquisar directamente o conteúdo, já que este deixa de estar embutido no player Flash, da Adobe.