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MODELO DE NEGÓCIO E COMPETIÇÃO
Modelo de Negócio
Na sua fase inicial, a principal financiadora do YouTube foi a Sequoia Capital, empresa de investimentos de capital de risco. O investimento inicial foi de 3.5 milhões de dólares. Em Abril de 2006, a mesma empresa, em parceria com a Artis Capital Management, investiu mais 8 milhões de dólares ao verificar o rápido crescendo de popularidade do compartilhador de vídeos.
De um ponto de vista puramente económico, o momento que mais provou o sucesso e o valor da ideia dos três ex-funcionários do PayPal foi a venda do YouTube à Google Inc., pelo valor de 1.65 biliões de dólares. A venda foi anunciada no dia 9 de Outubro de 2006.Posto isto, actualmente o YouTube possui um modelo de negócio centrado na publicidade disponibilizada no site. Existem diversas opções e alternativas, que serão apresentadas de seguida, para quem deseja publicitar no YouTube. As mais utilizadas são as duas primeiras opções.
Promoted Video Ads
Conteúdos próprios em formato vídeo e possibilidade de criar canais personalizados. Opção mais cara, dimensionada para anunciantes de grande dimensão.
Sponsored Text Ads
Anúncios de texto sobrepostos ao vídeo em exibição ou imediatamente ao lado. Opção mais barata que os Promoted Video Ads.
True View Video Ads
Opção que dá a possibilidade de o utilizador escolher entre ver ou não ver o anúncio destacado para o vídeo escolhido. Como o nome sugere, o anunciante apenas pagará por cada vez que o anúncio for efectivamente visto.
Standard InStream Ads
Inserção de um vídeo publicitário, com não mais de 30 segundos, no início (pré-roll), meio (mid-roll) ou fim (post-roll) do vídeo escolhido pelo utilizador.
Standard YouTube Video Ad
Anúncios colocados à direita do video e apenas na homepage do YouTube ou nas páginas de pesquisa. Podem funcionar em Auto-Play (30 segundos, sem som) ou em Click-To-Play (à escolha do utilizador ver ou não o anúncio).
InVideo Ads
Pequena faixa semi-transparente, sobreposta ao vídeo escolhido. Redirecciona para um URL definido em caso de clique do utilizador.
Tabela 1 – Alternativas para publicitar no YouTube. Competição
No seguimento do crescimento explosivo do YouTube, surgiram muitos outros sites com o mesmo fim, e com um maior ou menor nível de diferenciação, dependendo de caso para caso. No entanto, o “império” do YouTube cresceu muito rapidamente, tal como se pode observar na tabela seguinte, datada de menos de dois anos após o registo do domínio.
Figura 8 – Percentagens de mercado para sites de vídeo online. Referente ao mercado norte-americano.
Apesar das alternativas cada vez mais competitivas que surgem paralelamente, o YouTube continua a dominar a concorrência e a ser o site de vídeo online mais popular por larga margem. Por exemplo, no mercado norte-americano, durante o ano de 2011, o YouTube ultrapassou a concorrência numa escala tal que teve, aproximadamente, mais 2.500.000 utilizadores individuais que o segundo classificado (VEVO) que, curiosamente, também possui um canal próprio no YouTube, tal como outras empresas ligadas ao audiovisual como a CBS ou a BBC. Este facto serve para reforçar e provar ainda mais o domínio “imperial” do YouTube.