ASPECTOS SOCIOLÓGICOS
Privacidade
“What you post can haunt you forever”.
A equipa responsável pelo YouTube demonstra ter, como grande preocupação, a defesa da privacidade dos seus utilizadores não apenas em termos legais, como foi referido no ponto anterior, mas também em termos sociais. São recebidas e analisadas quaisquer queixas em relação a violações à privacidade pessoal/social como violação de imagem, nome, identificação financeira ou pessoal, números de telefone e dados similares. O YouTube disponibiliza no seu site diversas dicas e recomendações acerca de como os utilizadores podem/devem defender a sua privacidade. [10]
Uma medida tomada durante o ano de 2010 para reforçar este aspecto foi a opção chamada de Unlisted Videos, que consistem em vídeos privados que só podem ser visualizados através de acesso directo aos URL’s, cedidos pelo dono do vídeo.
Impacto Social
Apesar de o YouTube ser o líder destacado na sua área, não foi o pioneiro: sites similares como o metacafe.com ou o vimeo.com foram lançados em 2003 e 2004, respectivamente. O que fez então o YouTube tão popular, tão rapidamente? Pode-se apontar, como principal factor qualquer pessoa poder fazer upload de um vídeo, para qualquer outra pessoa poder ver. Apesar das restrições legais e éticas referidas nos pontos anteriores, o YouTube é uma comunidade centrada no utilizador, ao contrário dos seus concorrentes à data de criação, onde os conteúdos eram escolhidos e colocados online apenas pelos donos dos sites. [1]
Em 2006, a revista norte-americana Time atribuiu o seu famoso e respeitado prémio Person of the Year a todos os internautas individuais e anónimos que “controlam a era da informação”. Na capa, o prémio foi apresentado na forma de um suposto vídeo no YouTube.
Figura 10 – Capa da Time Person of the Year em 2006
Até à data de hoje, o YouTube tornou-se um fenómeno de popularidade, uma ferramenta quase indispensável no dia-a-dia de muitos internautas para os mais variados fins e um meio de propagação de informação e divertimento quase sem igual. Certamente toda a gente que usa o YouTube com regularidade já perdeu a conta, por exemplo, ao número de “celebridades instantâneas” que surgiram graças a este site, que, na opinião pessoal e subjectiva dos autores deste artigo, forma hoje em dia, juntamente com o Google e o Facebook, a Santíssima Trindade da Internet.