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Impacto Sociológico

A associação do formato MP3 com a Internet permitiu uma poderosa distribuição de música online, o que revolucionou o mundo da música. Alimentado pelo crescimento explosivo da Internet tornou-se o formato mais popular de ficheiros de música, tanto legais como ilegais. Foi bem sucedido porque o consumidor pensou nele como um CD na Internet, ou, em muitos casos, CDs grátis na Internet. A procura deste formato criou um ciclo: mais produtores de conteúdo criam conteúdo no formato MP3, o que por sua vez gera um aumento na procura de software e hardware MP3. A atracção do consumidor pelo MP3 levou a indústria electrónica a criar o leitor portátil de música digital, com ele as pessoas passaram a poder localizar rapidamente a música pretendida, através da utilização de software que organiza a sua biblioteca musical e a ouvi-la onde querem: em casa, na praia, nos transportes públicos, na rua, a praticar desporto, etc.. A razão pela qual o MP3 se tornou o formato de áudio mais utilizado na Internet prendeu-se com o fato de os detentores da patente terem permitido, durante algum tempo, que qualquer pessoa desenvolvesse um descodificador ou reprodutor gratuitamente. Por isso, no início, muitas pessoas desenvolveram reprodutores e outro software que se espalhou rapidamente. Em contrapartida, muitos outros formatos de áudio digital, que são mais eficientes ou têm um som melhor que o MP3, têm restrições sobre a forma como se pode empregar a sua tecnologia. Uma das vantagens do MP3 é ter uma perda insignificante de qualidade para um grande grau de compressão, permitindo o armazenamento online de musica com grande qualidade. Outra vantagem deste formato é não ter segurança associada aos ficheiros, por isso milhões deles são colocados diariamente na Internet. Os ficheiros são suficientemente pequenos para serem descarregados facilmente, ou até mesmo enviados em anexo num e-mail. O impacto tecnológico do MP3 na sociedade, assemelha-se ao impacto que o rádio teve anteriormente.