Impacto Sociológico
Licenças e Patentes
Em Setembro de 1998, o Instituto Fraunhofer enviou uma carta a vários criadores de software MP3 afirmando que era necessária uma licença para distribuir e/ou vender descodificadores e/ou codificadores, e que os produtos não licenciados violavam os direitos sobre a patente do Instituto Fraunhofer e da Thomson Consumer Electronics. Para produzir, vender e/ou distribuir produtos que utilizassem o MPEG Layer-3 seria necessário obter uma licença. A Thomson Consumer Electronics é a entidade que controla o licenciamento da patente do MPEG-1/2 Layer 3 em muitos países, incluindo os Estados Unidos, Japão, Canadá e alguns países da União Europeia. Estas questões da patente abrandaram significativamente o desenvolvimento de software MP3 sem licenciamento, o que levou à criação de novas alternativas, tais como Vorbis, AAC e WMA.

Apesar das restrições colocadas em relação às patentes, o formato MP3 continua a ser o preferido por muitas razões:
• Familiaridade com o formato
• A grande quantidade de música disponível no formato MP3
• A grande variedade de software e hardware que utiliza o formato MP3
• A fraca restrição do DRM, o que torna fácil editar, copiar e distribuir ficheiros MP3
A maioria dos utilizadores domésticos não sabem ou não se importa com a polémica em torno das patentes. Muitas vezes não têm em consideração estas questões jurídicas na escolha do seu formato musical para uso pessoal.
Em Setembro de 1998, o Instituto Fraunhofer enviou uma carta a vários criadores de software MP3 afirmando que era necessária uma licença para distribuir e/ou vender descodificadores e/ou codificadores, e que os produtos não licenciados violavam os direitos sobre a patente do Instituto Fraunhofer e da Thomson Consumer Electronics. Para produzir, vender e/ou distribuir produtos que utilizassem o MPEG Layer-3 seria necessário obter uma licença. A Thomson Consumer Electronics é a entidade que controla o licenciamento da patente do MPEG-1/2 Layer 3 em muitos países, incluindo os Estados Unidos, Japão, Canadá e alguns países da União Europeia. Estas questões da patente abrandaram significativamente o desenvolvimento de software MP3 sem licenciamento, o que levou à criação de novas alternativas, tais como Vorbis, AAC e WMA.

Apesar das restrições colocadas em relação às patentes, o formato MP3 continua a ser o preferido por muitas razões:
• Familiaridade com o formato
• A grande quantidade de música disponível no formato MP3
• A grande variedade de software e hardware que utiliza o formato MP3
• A fraca restrição do DRM, o que torna fácil editar, copiar e distribuir ficheiros MP3
A maioria dos utilizadores domésticos não sabem ou não se importa com a polémica em torno das patentes. Muitas vezes não têm em consideração estas questões jurídicas na escolha do seu formato musical para uso pessoal.