Codificação
de Áudio
Modelo Psico-Acústico
Tanto o MP3, como o AAC fazem uso de um modelo com fundamento na sensibilidade do ouvido humano, tornando-se necessária uma breve descrição do comportamento deste mesmo. O som é recebido no ouvido e a sua pressão faz com que sejam produzidos movimentos mecânicos. Estes movimentos mecânicos são posteriormente convertidos em excitações dos nervos que enviam sinais eléctricos para o cérebro.
Efeitos Fisiológicos
Nem todos os sons são perceptíveis ao ouvido humano. Estão definidos os seguintes limiares:
• Limiar de Audição - Define a intensidade mínima do som para ser ouvido. Este nível decresce fortemente ao longo da banda do sinal de voz;
• Limiar de Sensação - Define a intensidade do som a partir da qual os sons, quando muito elevados, podem causar dor e eventualmente danos nos ouvidos. Tipicamente, o limiar de dor é de 120 a 140 dB;

O conceito de limiar de audição pode ser estendido com a produção de curvas de igual intensidade sonora. Estas curvas descrevem a sonoridade percebida para um som relativamente à sua intensidade real. Uma igual sensação a mais baixa frequência exige maior intensidade real.

Mascaramento
O efeito de mascaramento descreve o comportamento do ouvido quando, dois ou mais sons diferentes o estimulam simultaneamente, num curto intervalo de tempo e, isso consiste em apagar parcial ou totalmente algumas componentes do sinal de áudio, devido ao facto de uma componente sobrepor as outras componentes. Um som pode simplesmente, apagar o outro ou então aumentar o seu limiar de audição.

Tanto o MP3, como o AAC fazem uso de um modelo com fundamento na sensibilidade do ouvido humano, tornando-se necessária uma breve descrição do comportamento deste mesmo. O som é recebido no ouvido e a sua pressão faz com que sejam produzidos movimentos mecânicos. Estes movimentos mecânicos são posteriormente convertidos em excitações dos nervos que enviam sinais eléctricos para o cérebro.
Efeitos Fisiológicos
Nem todos os sons são perceptíveis ao ouvido humano. Estão definidos os seguintes limiares:
• Limiar de Audição - Define a intensidade mínima do som para ser ouvido. Este nível decresce fortemente ao longo da banda do sinal de voz;
• Limiar de Sensação - Define a intensidade do som a partir da qual os sons, quando muito elevados, podem causar dor e eventualmente danos nos ouvidos. Tipicamente, o limiar de dor é de 120 a 140 dB;

O conceito de limiar de audição pode ser estendido com a produção de curvas de igual intensidade sonora. Estas curvas descrevem a sonoridade percebida para um som relativamente à sua intensidade real. Uma igual sensação a mais baixa frequência exige maior intensidade real.

Mascaramento
O efeito de mascaramento descreve o comportamento do ouvido quando, dois ou mais sons diferentes o estimulam simultaneamente, num curto intervalo de tempo e, isso consiste em apagar parcial ou totalmente algumas componentes do sinal de áudio, devido ao facto de uma componente sobrepor as outras componentes. Um som pode simplesmente, apagar o outro ou então aumentar o seu limiar de audição.
