eye


SISTEMAS DIGITAIS VS ANALÓGICOS

 

 

     Nos dias que correm, quase tudo o que nos rodeia tem um endereço IP. Como tal, segundo o que apurámos, o mercado de Videovigilância digital, todos os dias, conquista terreno à vídeovigilância analógica.
     Analisando um sistema analógico podemos classificá-lo como:

     • Um sistema com uma base instalada suportada por mais de 70% do total de equipamentos
     • Utiliza cabo BCN (coaxial)
     • Cabo auxiliar de alimentação eléctrica
     • Resolução standard de 640x480 pixels a uma velocidade de 30 frames por segundo
     • Utiliza cartões de vídeo, instalados num computador

Este sistema é considerado limitado, devido à panóplia de características e exigência dos sistemas de hoje em dia.

Depois temos o sistema digital que possui:
     • Imagens de maior resolução
     • As imagens possuem menor ruído
     • Alta resolução e alta velocidade
     • Opções e funcionalidades de fácil configuração

      Nos sistemas tradicionais com formato analógico, a tendência é para utilizar cablagem coaxial, o que faz com que o hardware tenha um custo elevado, a escalabilidade esteja condicionada ao tamanho do gravador e as soluções analógicas vão ficando atrasadas em funcionalidades.
     Nos sistemas digitais o transporte, através de redes Ethernet assim como a cablagem, têm de cumprir normas, como tal são facilmente integráveis entre si, com plataformas de software IP abertas, em redes de cablagem existente, ou uma nova rede com, ou sem fios. A escalabilidade faz-se câmera a câmera, daí ser fácil de integrar dentro de um sistema de vigilância.
     A Videovigilância por IP é muito versátil, permite montar uma solução completa, fiável e efectiva de Videovigilância. Ao ser escalável, o investimento é unitário, possibilitando assim que o proprietário possa acompanhar a evolução da tecnologia de uma forma mais fácil.

 



Figura 11
Figura 11