Opus





Características adicionais do CELT



A camada CELT, para além de conseguir uma resolução temporal variável através da manipulação da duração das tramas, é também capaz de ajustar a resolução temporal ou frequencial de qualquer banda constituinte de uma dada trama o que permite uma menor degradação da qualidade do sinal aquando da ocorrência de transientes.

Uma outra característica importante diz respeito à capacidade de codificação a baixo débito de sinais que apresentam um espectro difuso. Nesta situação, existem demasiados coeficientes com valores semelhantes, não sendo, contudo, possível a transmissão da sua grande maioria o que origina o aparecimento de sons metálicos aquando da descodificação. De forma a impedir que tal suceda, é realizada uma transformação do sinal no lado do emissor que posteriormente é revertida no lado do recetor.

Por último, mas de igual relevância, o CELT usa uma técnica (band folding) que permite reutilizar os coeficientes normalizados correspondentes a bandas de menor frequência nas de maior frequência. Este procedimento é bastante útil quando se opera a baixos débitos, não sendo possível a transmissão de todos os coeficientes. Como a energia de cada banda é sempre transmitida, o CELT consegue, mesmo assim, manter a energia do sinal o que conduz a uma melhoria na perceção do mesmo.