displays 3D


Método Obturador Ativo

No método obturador ativo a multiplexagem é feita no tempo. Isto significa que no instante em que é projetada a imagem para o olho esquerdo a visão do olho direito está bloqueada, e no instante seguinte, quando é projetada a imagem para o olho direito, é a visão do olho esquerdo que está bloqueada. Isto é feito a uma frequência elevada de maneira a que o cérebro consiga intrepretar as duas imagens como uma única em 3D (tipicamente 120 Hz).  Os óculos mais modernos utilizados nestes sistemas chamam-se óculos de obturador de cristal líquido (em inglês: LC shutter glasses ou active shutter glasses). Cada lente deste tipo de óculos contém uma camada de cristal líquido, o qual tem a propriedade de se tornar escuro quando a tensão é aplicada, sendo de outro modo transparente. Este género de óculos são em geral dispendiosos, devido à sua complexidade, pois têm de estar sincronados com o sistema de exibição a ser utilizado. A sincronização é feita por por infravermelhos ou por radiofrequência.
oculos ativos

 princípio de funcionamento do sistema com LC shutter glasses

XpanD foi a primeira empressa a utilizar este método em larga escala nos cinemas, atualmente utilizados em mais de 20000 cinemas por todo o mundo. Inicialmente os seus óculos eram criticados por serem pesados e pouco ergonómicos, mas o seu design tem vindo a ser melhorado. Provavelmente para competir com outras empresas como a Samsung, que em 2011 se juntou à Silhouette, para criar os óculos 3D mais leves fabricados até ao momento, que pesam apenas 28g.
xpand

1º modelo óculos XPAN shutter glasses originais à esquerda, e os óculos 3D da parceria Samsung e Silhouette modelo, à direita

Voltar ao início da página

Comunicação de Áudio e Vídeo 1ºSem 2014/2015ist