Sistemas de Telecomunicações

 
   
   
 
Resumo 1. Introdução 2. Infra-estruturas 3. Funcionamento 4. Limitações  
  5. Outras tecnologias 6. ADSL em Portugal 7. Futuro 8. Considerações Referências

 

ADSL

 

 
Trabalho realizado por: Gonçalo Antunes
 
 
 


Outras tecnologias de acesso

Redes Digitais com Integração de Serviços (RDIS)

A designação ISDN- Integrated Services Digital Network (designação anglo-saxónica de RDIS) constitui um padrão de redes de telecomunicações desenvolvido para substituir o antigo serviço POTS ( Plain Old Telefone Lines ), integrando vários serviços na mesma linha. É também objectivo da RDIS implementar a comutação de pacotes que permita a ligação entre redes LAN ( Local Area Network ) ou WAN ( Wide Área Network ).

A gama de serviços disponibilizados pela RDIS inclui: voz, voicemail , fax, Internet, videotelefone, videoconferência e, futuramente, televisão.

Os acessos RDIS possibilitam débitos de ligação variáveis, consoante o número de canais em uso, entre 128Kbps (2 x 64Kbps) e 1920Kbps (30 x 64Kbps).

A evolução do sistema RDIS permitiu a criação de um serviço denominado de RDIS-BL (RDIS-Banda Larga), ou B-ISDN ( BroadBand -ISDN). Com ligação física baseada em fibra óptica, este serviço permite débitos de ligação na ordem dos 600 Mbps.

O acesso básico RDIS, destinado ao mercado doméstico comporta 2 canais de 64Kbps, permitindo uma ligação com taxa de transferência máxima de 128Kbps.

O acesso primário RDIS, destinado ao mercado empresarial, disponibiliza 30 canais de 64Kbps, debitando 1920Kbps.

Acesso via Cabo (Cable Modem) de serviço de Televisão

A largura de banda disponibilizada pelos cabos coaxiais é bastante elevada (na ordem dos 450MHz) foi explorada de modo a criar redes da dados que permitem débitos máximos de, aproximadamente, 4000Mbps. No entanto, este débito não é disponibilizado a cada cliente, visto que este tipo de acesso funciona em modo de partilha de recursos, contrariamente ao serviço ADSL.

O débito típico para um cliente do serviço de Internet por cabo, situa-se entre os 500Kbps e os 1.5Mbps para download e cerca de 256Kbps para upload .

Este tipo de redes apresenta para cada cliente, ao longo do tempo, débitos máximos de ligação variáveis, consoante a carga de utilização da rede no momento.