Sistemas de Telecomunicações

 
   
   
 
Resumo 1. Introdução 2. Infra-estruturas 3. Funcionamento 4. Limitações  
  5. Outras tecnologias 6. ADSL em Portugal 7. Futuro 8. Considerações Referências

 

ADSL

 

 
Trabalho realizado por: Gonçalo Antunes
 
 
 


Introdução

O que é a ADSL?

A ADSL (Asymmetric Digital Subscriber Line), ou Linha Digital Assimétrica para Assinante, é uma tecnologia que permite a transferência digital de dados a alta velocidade através de um modem que utiliza o “par de cobre” das linhas telefónicas comuns.

A sua denominação de “Assimétrica” vem do facto de o ritmo de transferência de dados ser diferente para a recepção ( downstream ) e emissão ( upstream ).

Como surgiu e porquê?

A ADSL surgiu da família DSL. Esta permite ligações de dados de alto débito, sendo usada maioritariamente por empresas de grandes dimensões.

A ADSL foi ocupar as necessidades do cliente “doméstico” e das pequenas empresas. Este tipo de utilizadores utiliza mais a Internet para download de informação do que para upload . Os custos de uma ligação ADSL são, também, significativamente mais baixos do que as ligações de maior débito normalmente utilizadas por grandes empresas.

A tecnologia ADSL nasceu em 1989 nos laboratórios da Telcordia Technologies, Inc., Morristown, N.J. posteriormente conhecida como Bellcore.

Como funciona?

A tecnologia ADSL utiliza o “par de cobre” da linha telefónica comum já disponível ao assinante. A linha telefónica é dividida em três canais virtuais de comunicação: voz, envio de dados e recepção de dados. Deste modo, foi possível, sem grande investimento adicional e, utilizando as infra-estruturas físicas já existentes, disponibilizar ao assinante um acesso de dados de débito muito mais elevado que o comum dial-up e com a mais valia de a linha de voz estar sempre desimpedida para chamadas.