IPTV

 

 

 

 

 

Artigo escrito pelos alunos da cadeira de CAV (Comunicação de Áudio e Vídeo) do Instituto Superior Técnico:

25/5/2007

Mauro Sarinha

Paulo Ferreira

Rodrigo Chiolas

Nº 53747

Nº 53743

Nº 53640

1. Introdução

Na origem da IPTV estão as características tecnológicas das novas técnicas de transmissão e visualização de televisão. O sinal da televisão torna-se digital com possibilidade de High Definition passando igualmente a incorporar funcionalidades típicas do mundo da informática.

Para aceder ao IPTV o utilizador apenas necessitará de uma ligação à Internet em banda larga e uma set-top box que permita a descodificação do sinal.

A transmissão unidireccional vai dar lugar à TV de múltiplos canais interactivos e o horário nobre passa a ser quando um indivíduo quiser. A IPTV agrupa os serviços da televisão clássica com novas funcionalidades (observar figura 1), tais como agendar gravações de programas, dividir o ecrã em várias janelas, alugar filmes em sistema de vídeo on demand, criar um canal TV com imagens e vídeos pessoais, ou integrar canais de TV com outras formas de comunicação, como o mail, mensagens instantâneas, telefone ou vídeo-conferência. Com estes serviços qualquer pessoa desfrutará da interactividade, conforto e entretenimento.

A IPTV promete, assim, ser um substituto competitivo aos serviços de televisão por cabo ou satélite. Actualmente este sistema está integrado no serviço triple play (Internet, VoIP e IPTV).

 



Este artigo tem o objectivo de focar os diversos protocolos usados nas camadas de processamento, transporte, interfaces e serviços da IPTV (ver figura 2). Também ao longo deste artigo se vai descrever resumidamente sobre a história da IPTV, as diferenças entre ela e a Internet TV e sobre o modelo de negócio desta tecnologia.


àÍnicio

àIntrodução

àHistória

àIPTV vs Internet TV

àProcessamento

àTransporte

àInterfaces

àServiços

àModelo de negócio

àConclusão

àReferências

àArtigo em pdf