IPTV
Artigo escrito pelos alunos da cadeira de CAV (Comunicação de Áudio e Vídeo) do Instituto Superior Técnico:
Mauro Sarinha
Nº 53747
Nº 53743
Nº 53640
Paulo Ferreira
Rodrigo Chiolas
8. MODELO DE NEGÓCIO
Assim, os operadores de telecomunicações aproveitaram as oportunidades oferecidas pelos progressos tecnológicos para melhorar os seus serviços tradicionais e iniciar novas actividades tais como Internet móvel, IPTV, VoIP, etc.
Como se observa na figura 6, o modelo de negócios da IPTV nasce na intersecção de várias modalidades de negócio.
Para os operadores este novo sistema surge como uma nova fonte de rendimento.
8.1. Regulamentação da IPTV
Na IPTV a regulamentação ou a falta dela, varia de país para país, o que afecta o que afecta a uniformização deste serviço dentro das multinacionais.
Deste modo, as grandes empresas que giram à volta desta tecnologia juntaram-se, recentemente num fórum (Open IPTV Fórum), para desenvolver uma regulamentação global e novas soluções de IPTV. Assim, espera-se um crescimento mais acelerado deste sistema.
8.2. Qualidade do serviço de Internet
No passado, a largura de banda da Internet não permitia aos operados implementar o negócio da IPTV, algo que tem vindo a mudar.
Actualmente, a velocidade de acesso à Internet é cada vez mais elevada proporcionando um serviço minimamente económico e eficiente de IPTV aos consumidores. O número de casas a nível mundial com ligação de banda larga em 2006 era de 200 milhões. Perspectiva-se que, no final de 2010, haverá 400 milhões de lares com acesso à Internet de banda larga.
8.3. Localização dos clientes
Devido à sua juventude, a IPTV está numa fase de introdução nos mercados mundiais. Estes serviços já existem um pouco por todo o lado, no entanto os operadores de telecomunicações, de maneira a poderem disponibilizar este serviço com QoS desejada, apenas é possível disponibilizar em zonas próximas das DSLAM e com qualidade de linha adequada tal como já foi explicado anteriormente. Por estas razoes a sua penetração no mercado continua a ser marginal e restringida a pequenas áreas.
Contudo, já são vários os países que estão a implementar a IPTV como se observa na figura 7.
Nos dias de hoje, surpreendentemente ou não, a França é o país com mais clientes do serviço de IPTV. Esta situação é derivada à grande competição qualitativa no mercado francês entre os operadores de telecomunicações.
Por estranho que pareça os EUA não encabeça a lista dos países com mais clientes deste serviço. Tal é justificado pelo domínio de companhias de telecomunicações locais no mercado Norte-americano, que têm raízes nas comunidades [18].
Sendo assim, a maioria dos clientes da IPTV localiza-se na Europa Ocidental (~65%) e na Ásia (~25%).
Deste modo, no primeiro trimestre do ano de 2007 os países com mais clientes de serviço de IPTV, por ordem decrescente, eram: França, China, Espanha, Itália, Holanda e a Bélgica.
8.4. Futuro líder mundial
Do grupo de países referenciados atrás, destaca-se a China como o potencial líder no mercado internacional num futuro próximo. Esta análise é baseada pelo elevado investimento que o governo Chinês está a fazer para o desenvolvimento de serviços de IPTV.
Assim, verifica-se que três das maiores empresas de desenvolvimento e fornecimento de IPTV no mundo são Chinesas. A maior das empresas, a PCCW, está situada em Hong Kong com mais de 800 mil clientes no início do ano de 2007.
Por outro lado, o baixo custo das set-top box e dos serviços de IPTV na China (menos de 5$ por mês) facilita a penetração no mercado, enquanto que na Europa o serviço custa à volta 30$ por mês a cada cliente.
8.5. Estimativas e previsões
Nos dias de hoje, são vários os analistas que projectam o futuro da IPTV no mercado. Porém, as conclusões dos “números” do futuro da IPTV divergem.
Actualmente, a IPTV apenas tem 6% do mercado da televisão digital estimando-se que no final de 2010 este valor seja de 20% [19].
Estima-se igualmente que no final deste ano existirão 14,5 milhões de utentes de IPTV, podendo chegar a 63,6 milhões de clientes em 2011 segundo os analistas mais moderados [20], ou 103 milhões segundo os mais optimistas (ver na figura 8) [21]. Os operadores de telecomunicações esperam um crescimento de lucro neste mercado de $3,6 biliões, em 2007, para $20,3 biliões em 2011, segundo estimativas moderadas, ou $39,1 milhões na melhor das hipóteses.
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