IPTV

 

 

 

 

 

Artigo escrito pelos alunos da cadeira de CAV (Comunicação de Áudio e Vídeo) do Instituto Superior Técnico:

25/5/2007

Mauro Sarinha

Nº 53747

Nº 53743

Nº 53640

Paulo Ferreira

Rodrigo Chiolas

6. INTERFACES

Tecnicamente é possível fazer com que a plataforma de IPTV corra em computadores e em set-top box [3]. No entanto, a última é a grande aposta (pelo barulho que um computador possa fazer numa sala de estar, e pela difícil utilização que uma pessoa mais idosa possa ter). Isto porque uma das lições da malograda TV interactiva da TV Cabo é que ver televisão é suposto ser uma actividade em família pelo que demasiadas funcionalidades estilo pc (acesso a sites por exemplo) numa televisão não trazem valias de mercado.

Deste modo um casual cliente de IPTV precisa apenas de uma set-top box com capacidade de processamento. Este processamento inclui o estabelecimento da ligação e do QoS (quality of service) com o DSLAM, descodificação do stream de vídeo e colocação deste nos dispositivos do cliente tal como um monitor SDTV ou HDTV.

Inclui igualmente e mais importante ainda para o mero utilizador todas as funcionalidades que o ISP providencia ao utilizador, desde os casuais mudar de canal e controlo das definições do display até todos os serviços que diferenciam a IPTV no mercado.


àÍnicio

àIntrodução

àHistória

àIPTV vs Internet TV

àProcessamento

àTransporte

àInterfaces

àServiços

àModelo de negócio

àConclusão

àReferências

àArtigo em pdf