Pic 1

Autores do Artigo

Tânia Serrano,

Instituto Superior Técnico,

Porto Salvo

Raquel Duarte,

Instituto Superior Técnico,

Porto Salvo

André Sabino,

Instituto Superior Técnico,

Porto Salvo

Âmbito:

Comunicação de Áudio e Vídeo

H Welcome To Our Site

Nos últimos anos tem-se assistido um enorme avanço na indústria das Telecomunicações. Mas no entanto, a televisão continua a ser o meio de comunicação que mais eficientemente informa, ocupa e educa o público, em todo o Mundo. Em suma, a televisão continua a ter um papel importante nas nossas vidas!

No meio das Telecomunicações, a novidade do momento é o IPTV, viabilizado pela difusão do IP (Internet Protocol). Esta novidade consiste numa tecnologia que está a ser desenvolvida na última década, e que tem como principal objectivo a transmissão de conteúdos televisivos, através do IP.

O IPTV não deve ser confundido com Web TV, no qual um PC (Personal Computer) é utilizado para assistir a programas e canais de TV. O IPTV possibilita a utilização de uma rede de banda larga, para a entrega de conteúdos de TV, com forte possibilidade de incorporar acrescidamente, serviços interactivos.

 

 

Urgent Needs

O serviço de IPTV é representado por um sistema de televisão, de perfil fechado, que possui distribuição sobre uma rede não pública, ao contrário do que acontece com a Internet.

Nas redes tradicionais todos os canais são enviados para o consumidor, e estão presentes à entrada do receptor. Por outro lado, no IPTV os canais são disponibilizados através de pedidos, feitos pelo utilizador. Em situações mais propícias a compressão, existirão dois canais. Este facto, permite o visionamento de um canal e a gravação de outro.

O IPTV funciona de forma diferente dos sistemas actuais de televisão. Isto, porque apenas são distribuídos, ao consumidor, os programas que forem seleccionados.
Existe uma verdadeira interactividade entre o consumidor e o sistema, porque o IPTV dispõe de duas vias de comunicação, ou seja, possui uma comunicação bidireccional.

É necessário referir o que é que torna o IPTV diferente da televisão por Internet. Diferenciar estes dois modelos é, de uma maneira geral, bastante desafiador. Mas, realizando um estudo e ao analisarem-se os respectivos componentes, em profundidade, torna-se possível explicar  essas mesmas diferenças.

O IPTV é uma representação de um sistema proprietário de TV. Isto é, de certa maneira, similar ao serviço actual de cabo. Mas, ao contrário do IPTV, é entregue via canais seguros baseados em IP. Como resultado, aumenta o controlo de conteúdos distribuídos.

Por outro lado, a televisão na Internet é uma estrutura em desenvolvimento aberta, para o qual contribuem um enorme número de pequenos e médios produtores de vídeo. Um serviço deste género providencia conteúdos altamente inovadores. Isto deve-se à abertura de diferentes canais tradicionais, para largas distribuições.

Donations For Us

 

Fase de testes e lançamento

Em Portugal, o serviço piloto de IPTV foi lançado pela PT Comunicações, em Março de 2007. Após o final da implementação dos últimos head-ends na região de Monsanto, em Lisboa, deu-se início à fase de testes.

Durante três ou quatro meses, o novo serviço da PT será experimentado e testado, nas regiões de Lisboa, Porto e Castelo Branco. Em Junho, será iniciada a fase comercial deste projecto.

 

Nesta fase, espera-se que cerca de cinco mil clientes, dessas regiões, tenham a oportunidade de experimentar a plataforma. Numa altura posterior, a PT Comunicações pertende ter o IPTV disponível para cerca de 40% do país, ainda durante o ano de 2007.
Relativamente ao preço, este ainda não se encontra definido, pois os preços da oferta de televisão em cobre só irá ser decidida posteriormente, conforme o resultado dos testes realizados.

 

Pormenores da oferta


Esta oferta de IPTV é baseada na tecnologia VDSL, que possibilita um ritmo de 100Mbps. Isto permite garantir o suporte a um conjunto de aplicações já existentes, em termos de velocidade de débito, como, por exemplo, a televisão.

Para se ter acesso a este serviço, os clientes necessitarão de instalar um router wireless em casa. A este equipamento estarão ligadas as STBs, através de um cabo ethernet ou de PLC. A STB tem como funcionalidade transmitir o sinal de TV, aos aparelhos, assim como as ligações de Internet.

 

Ler mais