A inevitável concorrência
Sendo a televisão por cabo, mais propriamente a televisão por assinatura, um mercado com enorme volume de negócios, é de esperar uma grande concorrência entre as empresas em busca de clientes. Este fenómeno de concorrência explodiu recentemente como já foi referido, com o aparecimento do MEO, que apesar de não ser por cabo, veio revolucionar todo este sector, pois como visto no tópico anterior, disponibiliza serviços idênticos aos tv por cabo, tendo mesmo sido pioneira em alguns deles.
Actualmente não passa indiferente a ninguém a feroz batalha entre a ZON (principal empresa de cabo) e a MEO, onde também se encontra a cabovisão, a clix smartTv e a Artelecom. A aposta mais forte vai para os conteúdos digitais e tecnologias que permitem ao utilizador controlar e personalizar cada vez mais a sua experiência audiovisual.
Numa luta em busca de clientes, diversos meios são utilizados:
- Campanhas de televisão (utilizando figuras públicas bem conhecidas) com slogans atractivos (“Meo, o comando é meu” e “Quem é Zon, está ON”, entre outros);
- Distribuição de diversas lojas pelo país com vista a chegar mais próximo do cliente;
- Divulgação nos jornais, Internet (com páginas web muito bem estruturadas), placares publicitários, distribuição de cartazes e aparecimento das empresas em vários eventos nacionais importantes;
- Aparecimento rápido de novos conteúdos, como inúmeras estreias de séries televisivas, anuncio de novos programas, bem como a aquisição de novos canais;
- Divulgação de lançamento dos primeiros canais de Alta Definição, assim como a transmissão do Europeu de Futebol;
- Aparecimento sucessivo de nova tecnologia (Ex: A nova Box da ZON, para fazer face a já disponibilizada pelo MEO);

Figura 7 – Concorrência.[5,6,7,8,9,10,11]
É esta concorrência que faz com que haja uma constante optimização dos serviços disponíveis por parte de qualquer empresa, pois só assim consegue manter os seus clientes e cativar novos. É de salientar que o principal beneficiado de toda esta concorrência é obviamente o cliente, que vê assim a cada dia melhorado a qualidade dos serviços que tem ao seu dispor e a preços cada vez mais convidativos.