IST TV por cabo em Portugal : Comparação dos Serviços Disponíveis

O futuro

Com o desenvolvimento da tecnologia a sofrer inovações a um ritmo alucinante é sem dúvida muito difícil fazer uma previsão para o futuro a longo prazo. Actualmente, a estrutura da rede de ambas as empresas tem como ambição próxima fazer chegar o serviço FTTH a todos os seus assinantes, assim com a disponibilização de todos os canais de tv em Alta definição.

Recentemente, a empresa ZON anunciou que pretende oferecer 100Mbps de velocidade. Isso passa por uma alteração da sua infra-estrutura actual para uma plataforma de próxima geração (IP Next Generation Network), oferecendo internet de banda ultra-rápida, voz sobre IP e vídeo em HDTV em simultâneo. Os testes para esta tecnologia já estão a ser realizados e utilizam o WideBand da empresa CISCO. A empresa espera oferecer em breve larguras de banda praticamente ilimitadas. Neste mesmo sentido estão a evoluir as restantes empresas de cabo (Cabovisão, tvtel, etc).

Nas empresas que não usam o cabo os horizontes a atingir também são idênticos. Por exemplo, a PT Comunicações (MEO) também está a melhorar a sua rede de acessos com micro-coberturas xDSL ou então a levar FFTH aos assinantes com a massificação do serviço PON que permitirá debitos na ordem dos 50Mbps.

Com tudo isto resta-nos esperar pelo futuro e surpreendermo-nos cada vez mais com as maravilhas tecnológicas.

Filipa Prudêncio / Romeu Amado| ©2008 Instituto Superior Técnico - Av. Rovisco Pais, 1049-001 Lisboa, Portugal