IST TV por cabo em Portugal : Comparação dos Serviços Disponíveis

Introdução

A TV por cabo em Portugal começou por ser um sistema de conteúdos audiovisuais de televisão através de cabo e rapidamente começou a abranger outros serviços: internet de banda larga e telefone, tendo esta valência vindo a divulgar-se através da modalidade de assinatura.

A TV por cabo teve o seu início nos EUA no final da década de 40 onde apareceram as primeiras ideias deste tipo de transmissão de sinal de TV para a população. Daí em diante, a sua utilização tem vindo a registar um grande aumento até aos dias de hoje, onde assume um papel preponderante na sociedade.

Em Portugal surgiu no ano de 1994 pela Bragatel, aparecendo posteriormente a TV Cabo Portugal, agora denominada ZON, a Cabovisão (em 1995), e empresas mais pequenas como a TVTel e a Pluricanal. A Bragatel foi também a primeira empresa a disponibilizar a internet por cabo no ano de 1998.

Actualmente, a ZON tornou-se no maior operador de TV por subscrição em Portugal e um dos maiores da Europa, adquirindo grande parte das pequenas empresas do cabo como a Bragatel, a Pluricanal Leiria e Santarém e mais recentemente a TVTel.

Segundo a Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM) o número de assinantes dos serviços de televisão por cabo era de 1,49 milhões no final do 4º trimestre de 2007, sendo a sua distribuição a representada na figura1.

Figura 1 – Percentagem de assinantes da televisão por cabo no 4 ºtrimestre de 2007.

 

 

 

 

 

 

Figura 1 – Percentagem de assinantes da televisão por cabo no 4 ºtrimestre de 2007.[1]

Actualmente ao falar-se de TV por Cabo é inevitável referir e analisar as empresas que lhe fazem concorrência (sendo elas também de assinatura), de onde se destaca a nova aposta da PT Comunicações, mais propriamente a MEO, sobre a forma de IPTV (TV por Internet Protocol), assim como a AR Telecom (via Wireless), e também a Clix.

Filipa Prudêncio / Romeu Amado| ©2008 Instituto Superior Técnico - Av. Rovisco Pais, 1049-001 Lisboa, Portugal