Concorrência da TV por cabo
A concorrência nos meios audiovisuais é uma concorrência feroz, já que é um negócio que factura milhões. Por isso e após a decisão da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), em efectuar o spin-off da PT Multimédia da empresa mãe PT, criou-se a oportunidade para a PT se apresentar como um concorrente bastante capaz de se bater no mercado da distribuição de TV. Assim aconteceu, passado pouco tempo da desagregação das duas empresas a PT criou um serviço de distribuição de TV por IP (linha telefónica), serviço bastante idêntico ao serviço já fornecido pela Clix, empresa da Sonaecom. Num espaço de poucos meses a TV por cabo ganha um concorrente de peso e as operadoras têm de se adaptar e inovar nos serviços oferecidos aos seus clientes.
Meo Vs. TV por cabo
Parcerias, fusões e aquisições no audiovisual são um cenário possível nesta "luta" nos próximos tempo.
A Media Capital encontra-se em fase final de negociações com a PTM para lançar dois canais, um de notícias e um de carácter mais generalista.
Neste momento com a entrada do Meo no cenário restrito da oferta da TV paga por satélite, a ZON TV Cabo é uma das concorrentes mais ameaçadas. Esta entrada complementa o serviço em zonas geográficas onde o ADSL ainda não chega ou pelo menos com qualidade suficiente para suportar transmissões de TV, uma percentagem que segundo a empresa é de 10% da população.
A PT introduziu até funcionalidades de gestão de canais, gravação de 60 horas por cliente e o Catch-up TV, uma funcionalidade que permite recuperar conteúdos já emitidos no canal e revê-los. Neste momento só a RTP possui esta funcionalidade mas a PT pretende estender aos três canais nacionais.
Os novos serviços de gestão das emissões televisivas anunciados pela PT não integram a oferta de nenhum dos dois principais concorrentes da empresa nesta área: ZON e Clix.
A PT também anunciou ainda o reforço do serviço de vídeo-on-demand associado ao Meo passa a contar com cerca de mil títulos, um número que cresceu graças a acordos formados com a Sony e a Warner.
A 9 de Maio de 2008 iniciou-se o período de pré-adesão para a nova Set-up-box cuja comercialização está prevista para o final do mês, assim começou o "contra-ataque" da ZON à Meo. O novo aparelho tem funcionalidades interactivas como a gravação digital (200 horas) e a pausa, válidas tanto para o serviço de cabo como de satélite. Este anúncio surge na sequência da notícia de que a PT vai aumentar a capacidade de gravação digital dos aparelhos de recepção das 60 horas para 140 horas. A diferença em relação ao Meo é que a oferta da ZON vai ser válida para o serviço de satélites da TV Cabo, ao passo que o Meo Satélite ainda não possui funcionalidades interactivas. A aposta no vídeo-on-demand coloca a ZON em concorrência com o Meo, que para competir nesta área vai fazer uso dos conteúdos da Lusomundo. A nova Set-up-box da ZON permite ainda receber canais em alta definição.
Também a Cabovisão anunciou que nos próximos meses conta lançar serviços de vídeo-on-demand, jogos, acesos à Internet e uma funcionalidade que permite gravar programas emitidos.