TV Cabo

Empresa constituida em 1994 pela Portugal Telecom, tida como a maior empresa de comunicações nacional, passou por várias restruturações ao longo dos anos passando a pertencer à PT Multimédia, uma holding da PT, e mais recentemente, após spin-off da PT Multimédia da empresa mãe adoptou um novo nome ZON Multimédia, com vista à total separação da antiga empresa mãe e criar mais dinamismo no mercado das telecomunicações. De momento a TV Cabo é o maior operador de distribuição de TV por cabo e de TV por satélite estando em 1,5 milhões de lares e negócios, atingindo 5 milhões de portugueses. [1] [2]
O seu modelo de negócio sempre teve em vista a cobertura total do território nacional, obtendo para isso também licenças para operar nas regiões autonomas. Tendo para isso uma rede de distribuição por cabo, nas zonas de maior densidade populacional, e para o resto do território apresenta uma distribuição por satelite. Para além da TV Cabo a ZON Multimédia detem ainda a NetCabo, empresa de Internet que faz uso da rede cabo, e a Lusomundo. [2]
Actualmente a TV Cabo é empresa de distribuição de TV digital e analógica, mas com o aparacimento da Televisão Digital Terrestre, o sinal deverá passar apenas para digital. Já tendo anunciado a distribuição de sinal para televisão de alta definição (HDTV).
A TV Cabo apresenta variados serviços para maior satisfação dos seus clientes, como:

- TV Digital, com um máximo de 80 canais
- Video-on-demand
- Descrição audio, em alguns filmes do canal TVC2
- Jogos de futebol com multi-câmaras ou vários jogos em simultâneo
- Guias televisivos
- Jornal electrónico
- Emissões de rádio portuguesas
- Internet por banda larga, Netcabo com velocidades de downstream até 30 Mbps
-Serviço telefónico utilizando a rede de cabo

A TV Cabo continua a sua expansão no mercado nacional, tendo adquirido a TVTEL, no princípio de 2008, e mais recentemente anunciando a compra da BragaTel e Pluricanal (Leiria e Santarém), negócio que requer ainda aprovação por parte das entidades reguladoras.
Recentemente anunciou uma nova set-up-box para visualização de conteúdos de alta definição, tendo como grande rampa de lançamento o Euro 2008.