 |
1. Introdução
Desde um passado bastante longínquo, começou a existir a necessidade dos utilizadores comunicarem à distância, ou seja, em locais diferentes, não exigindo a presença de ambos os interlocutores no mesmo local para que fosse estabelecida uma comunicação. Na sequência dos avanços na área das tecnologias de informação e comunicação, assistiu-se a uma constante evolução de vários tipos de mecanismos que possibilitassem esta necessidade.
Um dos sistemas implementado, foi a comunicação telefónica, a qual permite que dois utilizadores, através de um dispositivo fixo ou móvel, possam comunicar por voz estando em locais distintos. Com o aumento da dependência deste tipo de sistemas, e dada a forte procura por novas soluções, foram implementados outros sistemas que incorporam a comunicação de voz e vídeo, permitindo aos utilizadores uma comunicação mais atraente do ponto de vista audiovisual.
Desta forma, apareceu o conceito de comunicações pessoais audiovisuais, que se pode definir pelos vários tipos de comunicação com recurso a componentes visuais (imagem, vídeo) e a componentes de áudio (voz, musica, ruído). Neste âmbito, é importante referir as diferentes tecnologias associadas a este tipo de comunicação, para as várias arquitecturas, tais como rede fixa, móvel e sobre Internet.
|
 |
 |