Introdução
O HDTV foi desenvolvido com o objectivo de construir um sistema televisivo com uma imagem que dê uma melhor sensação de realidade, quando comparado com o sistema tradicional SDTV (standard definition television). De uma forma geral, a diferença entre os dois sistemas está na quantidade de informação contida na imagem, sendo que o HDTV apresenta uma imagem com mais detalhe, como se pode ver na Fig. 1.
Fig. 1. Qualidade de imagem SDTV vs HDTV
Para se ter uma boa sensação de realidade é necessário o ecrã ter pelo menos um determinado tamanho, sendo este definido pela sua resolução e relação largura/altura da imagem (aspect ratio). Realizaram-se experiências para determinar quais são as características específicas do HDTV [1] e concluiu-se que o HDTV deve ter pelo menos 1000 linhas e uma relação largura/altura de pelo menos 5:3.
Um estudo realizado por Kerns H. Powers [2] determinou o formato 16:9, Fig. 2, como o formato normalizado para o HDTV (ITU-R Recommendation BT.709). Estabeleceram-se, igualmente, as resoluções a ser utilizadas pelo HDTV: 1280×720 e 1920×1080.

Fig. 2.
Relação largura/altura de SDTV e HDTV
Verifica-se que o sinal HDTV contém mais informação que um sinal SDTV e consequentemente são necessárias técnicas de transmissão e compressão mais eficazes.
O formato digital é mais adequado na difusão de HDTV, uma vez que no caso analógico seria necessário, fazendo um cálculo aproximado, o uso de 78 MHz de banda numa transmissão com resolução de 1920x1080 em 25 imagens por segundo [3]. O formato digital permite uma alocação de banda mais eficiente, a partir da compressão do sinal e o uso de modulação de sinal adaptado ao canal de transmissão.
De forma a existir interoperabilidade no mundo do HDTV procurou-se encontrar uma única norma para a televisão de alta definição, o que acabou por não ser possível. Actualmente existem diversas normas que contêm a difusão de sinal HDTV, sendo as principais: o DVB e o ATSC.
Neste artigo é realizado um estudo sobre o HDTV, a sua evolução e os parâmetros, normas e técnicas que o caracterizam.