A aquisição de imagem por parte do sistema visual humano é um processo complexo, e deste modo, a captação de imagens deverá copiar as suas características para que os resultados finais sejam maximizados.
A maioria dos sistemas de filmagem para conteúdos em 3D requer que a captação seja feita em dois canais independentes, um para cada olho, e para tal, recorre-se a duas cameras. Uma camera capta a imagem do olho esquerdo e outra a do olho direito. É através das duas perspectivas que é gerada a percepção espacial dos eventos.
Dois aspectos essenciais do sistema são: os parâmetros de gravação e a distância interocular.
A distância interocular, ou seja, a distância entre o centro das duas lentes, é o factor que determina a sensação de profundidade das cenas. O valor padrão desta distância são 6.5cm, que é o valor aproximado da distância interocular humana.
Actualmente existem dois métodos com pares de cameras na filmagem a três dimensões:
Side-By-Side Rigs
Beam-Splitter Rigs
SIDE-BY-SIDE RIGS
Consiste na colocação das cameras lado-a-lado.
Permite um alinhamento mais rápido e preciso.
Indicada para distâncias elevadas e imagens abertas (cenários, paisagens).
Não permite a aproximação requerida entre as lentes para o efeito 3D em curtas distâncias.
No inicio do ano de 2010 foi anunciada pela Panasonic uma nova camera 3D integrada que usa mecanismos similares às Side-By-Side, mas permitindo uma maior mobilidade, sendo ideal para o uso de mão.
BEAM-SPLITTER RIGS
Consiste numa camera horizontal e outra camera vertical com um espelho entre ambas.
Ideais para curtas distâncias.
Podem possuir ajustamento interocular e mecanismo de convergência para obterem melhores resultados.
Algumas curiosidades...
Trabalho realizado por Ricardo Freire Cotilho, André Sérgio Silva e Tiago Lobato Carinhas
no âmbito da cadeira Comunicação de Áudio e Vídeo do curso de MEEC