Inicio
História do 3D
- Arquitectura
- Captação de imagem
- Codificação
- Visualização
TV 3D no Mundo
O Futuro
 
HISTÓRIA DO 3D
 
Apesar de apenas na última década se ter observado a um ressurgimento desta forma de visionamento, devido ao avanço da tecnologia, a realidade é que esta técnica tem origem há mais de 150 anos. A estereoscopia, que é o método mais comum presentemente para a apresentação de conteúdo tridimensional, foi originalmente concebida por Sir Charles Wheatstone em 1838. O conceito de estereoscopia significa qualquer técnica capaz de gravar informação visual tridimensional ou criar a ilusão de relevo numa imagem.
A barra cronológica abaixo representa alguns dos importantes marcos que permitiram que a indústria do 3D conseguisse atingir a importância que tem hoje.
 
 
A utilização de tecnologia mais sofisticada de animação computorizada, de câmaras digitais e o sucesso dos filmes 3D nos cinemas contribuíram para a democratização do visionamento e produção estereoscópica.
A acompanhar o sucesso de filmes revolucionários na indústria, como “Avatar”, e com a entrada no mercado dos televisores 3D já este ano, a procura pelo 3D é incessante, podendo-se afirmar que esta tecnologia está a viver presentemente a sua 2ª era de ouro.
 
Trabalho realizado por Ricardo Freire Cotilho, André Sérgio Silva e Tiago Lobato Carinhas
no âmbito da cadeira Comunicação de Áudio e Vídeo do curso de MEEC