Links Externos

arquitectura e modo de funcionamento

A TDT baseia-se na norma DVB. Conhecido como padrão europeu de TV Digital, as especificações deste novo sistema terrestre foram objecto de votação em Fevereiro de 1997, no âmbito do ETSI, de que Portugal faz parte, tendo sido a norma respectiva (EN 300 744), DVB-T, aprovada por unanimidade. A TDT tem por base esta mesma norma.  
Tal como o nome indica, na TDT os sons e imagens dos diferentes canais de TV tem de ser digitalizados, comprimidos e codificados antes de serem transmitidos.
Além da digitalização dos dados enviados (Dados porque não é apenas vídeo ou som que é transmitido, dado toda a informação ser digital abre-se um conjunto de oportunidades de negócio, pois muita informação pode ser transmitida além do simples sinal de televisão).
A TDT introduz um novo conceito, de interacção, uma nova forma de ver televisão, pois permitirá que o consumidor comunique com o fornecedor de serviço.
 Esta interacção será realizada através do Interaction Channel, que não é mais que um canal dedicado à interacção entre o fornecedor de serviço e o utilizador.
Este canal subdivide-se em dois, Return Interaction path, do utilizador para o fornecedor de serviço e é usado para fazer pedidos ao fornecedor de serviço, ou responder a questões, trata-se de um canal de banda estreita, também conhecido como canal de retorno.
O outro canal é o Forward Interaction path do fornecedor de serviço ao utilizador. É normal utiliza-lo para fornecer algum tipo da informação ao utilizador e qualquer outra comunicação requerida para a provisão do serviço interactivo.
Além destes que são as inovações inerentes ao TDT, mantêm-se Broadcast Channel que não é mais que um canal unidireccional de broadcast de vídeo, áudio e dados. Este canal é estabelecido do fornecedor de serviço aos consumidores.
Após a passagem pelos canais de transmissão, os sinais recebidos pelas antenas terão de ser descodificados novamente para som e imagem ou dados.

Esta conversão será realizada por descodificadores que poderão estar integrados nos televisores (nos modelos mais recentes) ou em hardware independente (Set-Up-Box).