Links Externos

histÓRIA

Televisão (do grego tele - distante e do latim visione - visão), tecnologia que permitiria transferir, a longas distâncias, informação audiovisual, usando sinais eléctricos e ópticos. A sua descoberta deve-se a John Baird que em 1926 revelou ao mundo o primeiro sistema de TV monocromático. Em 1928 o mesmo John Baird desenvolve um sistema de televisão a cores. Mas apenas em 1936 com a transmissão dos Jogos Olímpicos de Berlim, se generalizou, embora que de forma limitada, a utilização desta tecnologia pelo grande público. Foi apenas no ano seguinte que a França, Alemanha e USA iniciaram uma regular transmissão da televisão analógica monocromática. Tecnologia revolucionária imortalizada no surgimento da expressão "A caixa que mudou o mundo". Entretanto com o aperfeiçoar da tecnologia e do conhecimento do próprio ser humano, foram se reinventando sistemas de teledifusão como o NTSC, PAL E SECAM (todos eles usufruindo de um sinal analógico).
Alguns anos mais tarde, na década de 80, surgiu a possibilidade de emissão de imagens digitais em broadcast. No entanto esta abordagem revelava as suas fragilidades nomeadamente ao nível dos algoritmos de compressão, pois era, e continua a ser impensável, transmissão de sinais com débitos entre 108 e 270 Mbit/s. No início da década de 90 a situação alterou-se com o desenvolvimento de algoritmos de compressão bastante eficientes que resultaram no standard JPEG (imagens fixas) e um pouco mais tarde no MPEG (imagens com movimento), possibilitando a redução drástica da quantidade de informação necessária para a transmissão de imagens digitais passando dos anteriores centenas de Mbit/s para algo entre os 1.5 e 30 Mbit/s.
Nos USA o primeiro sinal de TV digital foi emitido em 1994 com o projecto “DirectTV”, o sucesso deste projecto foi imediato. Na Europa decidiu-se em 1991 desistir do sinal analógico de alta definição (HD-MAC), criando assim um grupo de estudo (ELG) para definir um standard para o broadcast de TV digital. Na sequência nasceu em 1993 o projecto DVB.
Em Portugal, apenas em Março de 1957 são iniciadas as emissões regulares de televisão monocromática, através da empresa estatal RTP. Aproximadamente vinte anos depois iniciou-se a emissão regular a cores. Em 1992 foi criado o primeiro canal televisivo privado, SIC, e no ano seguinte a TVI, nesse mesmo ano é criada a Portugal Telecom (agregando rede de teledifusão). Finalmente em Abril de 2009, seguindo uma directiva da Comissão europeia Portugal inicia a transição para a Televisão Digital Terrestre.