Links Externos

IntroduÇÃo

A televisão digital terrestre é uma nova tecnologia de teledifusão terrestre em sinal digital, cujo objectivo é substituir a ainda actual teledifusão analógica. A televisão digital terrestre permite a utilização mais eficiente do espectro radioeléctrico, por este mesmo motivo, a Comissão Europeia impôs a sua utilização a todos os países da União Europeia até 2012.
Para além da revolução tecnológica inerente à era digital, a televisão digital terrestre representa um novo paradigma da televisão generalista, quer em Portugal quer no resto do mundo. A televisão deixará de ser apenas uma "caixa", pra se tornar num mundo interactivo, disponibilizando serviços como o Guia TV, Pausa TV, gravação da emissão, além da significativa melhoria da qualidade de som e imagem.
Em Portugal iniciou-se a difusão da televisão digital terrestre em 2009, em simultâneo com o sinal analógico (simulcast), até ao desligamento do sinal analógico em 2012.

 

O PORQUÊ DA TDT?

A televisão digital terrestre é uma nova tecnologia de teledifusão, em sinal digital que irá substituir a ainda vigente teledifusão analógica terrestre (televisão “Tradicional”).
A TDT permite uma utilização mais eficiente do espectro radioeléctrico, razão pela qual a Comissão Europeia ordenou o fim da transmissão analógica até 2012.
A Portugal Telecom assumirá a instalação de toda a infra-estrutura de rede necessária para abranger todo o país com TDT. O utilizador apenas terá de adquirir um descodificador compatível com a tecnologia DVB-T e com a norma MPEG/H.264, caso não possua um televisor que realize a conversão do sinal digital para a norma.
Para o comum utilizador, que apenas usufrui dos canais gratuitos da televisão tradicional, a TDT representa uma evolução na qualidade de imagem, som e fornecendo ainda uma panóplia de novas funcionalidades.
A TDT já se encontra em funcionamento em diversos países em todo o mundo. As emissões em Portugal têm por base a tecnologia DVB-T com a norma MPEG-4/ H.264.