Codecs - Internet Video Streaming

Ir para o conteúdo

Menu principal

Codecs

Aspectos Tecnicos

Os codecs são uma parte muito importante do live streaming, note-se que estes são ferramentas de compressão/descompressão de conteúdos, como vídeo e áudio. O grande objectivo é conseguir a mesma qualidade utilizando o mínimo de bits possível.
Ao longo do tempo apareceram
vários os codecs de vídeo . O codec H.264 é sem dúvidas o mais importante, veio substituir o antigo H.263, pois além de ser mais eficiente ao nível da compressão e foi criado com o objectivo de preencher todos os requisitos necessários para aplicações de streaming. O codec H.264 depois de várias "guerras" contra outros codecs como VC-1, Ogg Theora e WebM (VP8), é o que domina hoje em dia o mercado do live streaming.
Quando a Microsoft lançou o Windows Media Video (VC-1) em 2006, teve bastantes problemas pois infringia várias tecnologias patenteadas pela MPEG.


Com o aparecimento da nova especificação HTML5 em meados de 2009, o Mozilla e o Opera tentaram que o codec royality-free Ogg Theora fosse o oficialmente escolhido para codificação de vídeo em HTML5, mas como esta nova especificação permite que qualquer codec de vídeo seja utilizado, o Ogg Theora não foi muito adoptado. Em Fevereiro de 2010, a Google compra a empresa On2, passando assim a ter todos os direitos sobre os codecs, principalmente sobre o codec VP8. Após a aquisição, a Google lança o novo codec royalty-free WebM com alternativa ao H.264.
A Google adopta para o YouTube o codec WebM e junta-se à Mozilla e Opera, na "guerra" contra o H.264. Contudo o WebM não ganhou atracção por parte do mercado, em grande parte por os dispositivos da Apple apenas utilizarem H.264. Recentemente o Mozilla afirmou que perderam a "guerra" contra o H.264 e que o seu browser passará a ter suporte para este tipo de codec.

Para a codificação de áudio em streaming o codec AAC é o mais utilizado, este foi desenhado para ser o sucessor do MP3 e faz parte das especificações MPEG-2 e MPEG-4, por isso é utilizado em streaming em conjunto com o codec de vídeo H.264. Já em conjunto com os codecs de vídeo VP8 e Ogg Theora em streaming é actualmente utilizado o codec royality-free Vorbis. É de realçar que os containers mais utilizados actualmente são MPEG-TS e o ISO BMFF, já referidos acima.

Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal