Menu principal
Exemplo da Transmissão de um Concerto em MultiAngle
Não se pode olhar para o futuro das comunicações de áudio e vídeo, no nosso caso o live streaming sem abordar dois pontos essenciais, a interactividade com o utilizador e o vídeo 3D, que tentam induzir a sensação de realidade de visualização.
Multi-
Uma das maneiras de interactividade é a possibilidade do utilizador poder escolher o plano da camara que pretende visualizar, ou ainda poder escolher vários planos de visualização ao mesmo tempo. Este serviço pode aumentar bastante a sensação de realidade para um utilizador no caso de transmissões com muito movimento e com uma grande plano onde a acção se desenrola, como é o caso de um jogo de futebol, uma corrida de fórmula 1, ou festivais de música.
Cadeia de processos:
A figura apresentada ao lado, esquematiza os processos de captura, codificação, multiplexagem, transmissão e visualização de uma emissão multi-
Os planos distintos são captados por diferentes camaras, e codificados em computadores separados, um para cada camara. O áudio é captado em separado e a sua codificação é efectuada num computador utilizado para a codificação de uma camara.
O stream MVC (Multiview Video Coding), com os planos das diferentes camaras, é multiplexado num outro PC e enviado para um servidor. O stream pode ser transmitido logo após a codificação ou ser armazenado numa base de dados para futura transmissão.
Durante a transmissão, tem que se garantir que mesmo quando o servidor está a trocar de plano, o áudio continua a ter uma transmissão contínua.
A selecção dos planos que cada utilizador pretende visualizar é efectuada no buffer do servidor. O buffer do servidor tem dois planos. O primeiro plano recebe o stream MCV e separa os diferentes planos atribuindo a cada um, um identificador. O segundo plano verifica quais os identificadores requisitados pelos utilizadores e envia o respectivo stream para a rede. O stream recebido pelo utilizador pode conter um ou mais planos, e no terminal é seleccionado o plano a visualizar.
Transmissão 3D
O processo de codificação e transmissão para uma emissão 3D é tudo idêntico ao apresentado anteriormente. Na captação as camaras adquirem duas imagens horizontais e codifica-
Desafios
Uma das principais necessidades destes sistemas é um tempo de atraso pequeno. Para além do tempo total de atraso de toda a cadeia, é necessário ter uma especial atenção ao tempo associado à troca do plano. Um atraso elevado neste processo pode diminuir bastante a sensação de realidade ou mesmo a sensação de continuidade da transmissão.