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Internet Live Streaming
Hoje, o vídeo tem um peso dominante no tráfego da Internet. De acordo com o relatório da Cisco, o vídeo na Internet atingiu em 2010 40% do tráfego total, prevendo-
Não se pode deixar de notar que este crescimento está em parte associado ao aumento das ofertas de largura de banda que permitiu aos utilizadores altas velocidades de acesso à Internet, possibilitando aceder a streams de vídeo com elevada qualidade. Apesar do mais preponderante em termos de tráfego ainda ser o streaming de vídeo armazenado, como o disponibilizado tradicionalmente pelo Youtube, o método de emissão de conteúdos Live tem recebido cada vez mais atenção e importância, principalmente na transmissão de emissões televisivas, videoconferências ou outros eventos diversos. Estas aplicações de Live Streaming destinam-
Não se pode falar de live streaming sem abordar o streaming de áudio, apesar de neste artigo este assunto aparecer quase sempre associado ao áudio integrado no vídeo, o streaming de áudio por si só é cada vez mais usado, por exemplo no broadcast das rádios a nível mundial, o que permitiu em qualquer lugar do mundo ouvir emissões ao vivo de rádios de qualquer país à escolha.
É importante tentar esclarecer bem a diferença entre alguns conceitos que são relevantes para a correcta compreensão deste artigo, como as técnicas de streaming, progressive downloading e adaptive streaming e é o que se tentará fazer a seguir de um modo muito breve e duma perspectiva de utilizador.
Experimentalmente, o conceito de streaming significa que quando um utilizador clica no botão de reprodução numa página Web o vídeo começa a ser reproduzido imediatamente e continua de um modo, mais ou menos, consistente até ao fim. Para que aconteça desta forma o ritmo de transmissão do ficheiro codificado deve ser menor do que a capacidade da largura de banda do cliente, de outro modo o vídeo sofreria paragens durante a reprodução.
Quando se fala em progressive download, tecnicamente, refere-
As tecnologias de Adpative Streaming são utilizadas na codificação de múltiplos streams de emissões ao vivo ou VoD (Video on-
Primeiro optou-
Desenvolvido por:
André Marques, e-
Raquel Bettencourt, e-
Joana Falcão, e-
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