Tecnologia Blu-ray

A evolução do Blu-ray passou a ser real quando o japonês Shuij Nakamura apresentou um díodo de laser azul que permitiu a criação de discos de maior densidade.

Disco Blu-ray

Tal como no caso do CD e DVD, num Blu ray Disc é usado um feixe de laser para ler e gravar dados, contudo, uma das grandes diferenças entre cada um dos formatos reside no comprimento de onda do laser.

Como se pode verificar na figura, a superfície de gravação de um disco ótico é constituído por pistas com secções negras designadas pitchs onde a informação é armazenada. Comparando as três imagens da figura, conclui-se que as pistas e os intervalos entre eles são mais pequenos e apresentam uma maior densidade no caso do Blu-ray Disc. Por outro lado a distância entre as pistas num DVD é 0,74 µm e no Blu-ray Disc é de apenas 0,32 µm.

O disco de Blu-ray coloca os dados sobre uma camada de policarbonato de 1,1 mm e o disco tem uma espessura de 1,2 mm. Por ter os dados na parte superior evita a refracção da luz do laser, evitando os problemas de ilegibilidade na leitura dos dados. O fato da camada de gravação estar próxima da lente de leitura permite eliminar o erro ou problema da inclinação do disco.

Os discos Blu-ray têm as seguintes vertentes disponíveis no mercado:

  • BD-ROM: Disco apenas para leitura;
  • BD-R: Disco gravável;
  • BD-RE: Disco regravável.

Laser Azul

Para se poder ler e gravar a informação em pistas substancialmente pequenas e bastante mais próximos uns dos outros em comparação com os formatos anteriores, é exigido um feixe de laser mais preciso, com um foco de laser incidente (laser beam spot) pequeno. Os leitores Blu-ray usam um laser azul-violeta (daí o nome do formato) com um comprimento de onda de 405nm, mais curto que o laser vermelho usado em DVD com 650nm, o que permite reduzir o tamanho do foco incidente (laser beam spot). Este, combinado com uma lente de larga abertura numérica (NA), possibilita uma redução ainda maior do foco (laser beam spot) na superfície de gravação do disco, conseguindo desta forma penetrar e separar informação contida na elevada densidade de pistas.

A abertura numérica da lente de um Blu-ray Disc é de 0,85, comparada com 0,6 de um DVD.

Todos estes fatores contribuem para o armazenamento de grande quantidade de informação numa área bastante reduzida do disco, ou por outras palavras, possibilitam o armazenamento de 25GB de informação numa única camada.