Impactos Legais
Este tema é um bocado confuso mas foi feito um esforço para tentar resolver o problema das patentes. Recentemente, surgiu uma nova empresa, a One-Blue, que espera tornar o processo de licenciamento mais fácil.
A Associação BD foi formada em 2004. é um grupo composto por produtores de hardware, dos quais se destacam a Sony, Panasonic, Pioneer, Philips, Thomson, LG, Hitachi, Sharp e Samsung. Nenhuma destas empresas possui todas as patentes da tecnologia Blu-ray, como tal torna-se difícil de obter um licenciamento próprio quando se está a desenvolver hardware novo ou algo relacionado com Blu-ray. Uma simples produção de uma réplica de um disco de Blu-ray pode-se tornar num problema por causa das patentes envolvidas no processo. Os BD precisam de ter um AACS proteção contra cópia e outras aprovações para poderem ser produzidos.
A empresa One-Blue entrou em atividade em meados de Abril do ano passado e tencionava tornar-se na primeira entidade a gerir as patentes de licenciamento. Foi apoiada por grandes potências produtoras das quais se destacam a CyberLink, Hitachi, Panasonic, Philips, Samsung e Sony. A partir deste período, os grandes produtores começaram a disfrutar de uma tabela de preços fixos e convenientes. Os direitos da Blu-One na replicação de discos BD é cerca de $0,0975 por disco. Alguns preços para reprodutores de Blu-ray, gravadores e software podem ser encontrados no site da empresa.
Claro que estas medidas só se aplicam a organizações que pretendem replicar discos de Blu-ray.
Um Exemplo, Sony vs LG
A importação de Playstation 3 na Europa está em risco. A Sony é acusada de violar patentes da tecnologia Blu-ray na PS3. A decisão do tribunal levou à apreensão de 300000 PS3's na Holanda. A Sony já interveio e contestou a decisão do tribunal, mas caso não seja aceite, corre o risco de ter de pagar à LG o número de PS3's vendidas em todo o mundo, isto porque a Sony é acusada de utilizar a tecnologia de reprodução de Blu-ray no seu dispositivo.