Futuro

O avanço do multimédia digital e dos serviços P2P estão a fazer com que os filmes em Blu-ray sigam o mesmo caminho dos CDs de áudio, a utilização é cada vez menor e esta tendência deve piorar.

Um exemplo disso foi a falência da Blockbuster em 2010, que era a maior rede de alocação de filmes do mundo. Na mesma situação estão muitas lojas de CD's de música que tiveram de se reinventar, passando a vender dispositivos electrónicos, instrumentos musicais e outros produtos para continuarem no mercado.

Falando do Blu-ray, a situação tende a piorar visto que os DVDs não caíram em desuso. Apesar da qualidade ser mais baixa, qualquer pessoa possui um leitor de DVDs em casa, ou um computador com leitor de DVDs incorporado e desta forma o formato DVD continua a ser popular devido à fácil acessibilidade e aos preços baixos que se praticam na venda dos discos. O Blu-ray está a ter uma vida bem complicada. Existem poucas pessoas a instalarem um leitor em sua casa, os discos são caros e existem muitas complicações em relação aos DRM (Digital Rights Management). Por estas razões é que a implementação de drivers que permitam a leitura deste tipo de ficheiros é tão baixo. Para complicar ainda mais o processo, cada vez mais existem vídeos 1080p em redes P2P, bem como serviços de streaming que começam a oferecer vídeos 1080p com uma qualidade bem próxima do Blu-ray anulando a única vantagem que este formato oferece: a qualidade de imagem.