Internet Video Streaming
Aplicações

Há uma variedade de aplicações possíveis da tecnologia, sendo a Stream TV a mais difundida até ao momento, sobretudo devido à Netflix. A transmissão em tempo real de desportos via video stream é uma das aplicações em maior crescimento. O exemplo da NBA League Pass é dos mais difundidos a nível global, um serviço que permite assistir a jogos da NBA via TV, computador e dispositivos móveis (que tenham conexão à internet). Outro exemplo é o FirstRow Sports que tem dezenas de jogos internacionais das mais diversas modalidades (ténis, rugby, hóquei…). [11]

O Youtube tem vários exemplos de aplicação da tecnologia, uma vez que nos dias de hoje muitas estações televisivas transmitem, em tempo real, via stream noticiários, debates… O número de podcasts que transmitem on-line é enorme e continua a crescer. [12]

Exemplo de live stream, transmissão de noticiário da Sky News

Live streaming da Estação Espacial Internacional (24 horas em directo)

O ensino é também uma área onde a tecnologia tem permitido um grande desenvolvimento. Há várias universidades a nível global que transmitem as aulas via live stream. Existem também plataformas de ensino exclusivamente on-line que proporcionam serviços de explicações.

O mundo do gaming está em “explosão” muito devido à possibilidade de partilha via stream dos grandes jogadores. Plataformas como o Twitch são hoje muito utilizadas, permitindo rendimentos extras aos profissionais.

Sendo as aplicações da tecnologia muitas vastas, naturalmente, existem serviçoes gratuitos e outros pagos.

Serviços OTT

Um serviço OTT (Over the Top) caracteriza-se pela distribuição de conteúdos de áudio e video na internet. Utiliza uma infra-estrutura gerida por ISP (Internet Service Providers) que garante uma qualidade de serviço (QoS).

Utilizam o protocolo HTTP, estando assim sujeitos a flutuações na largura de banda que poderá afectar a qualidade do serviço. Contudo, este protocolo, possui a vantagem de funcionar em todos os equipamentos que se consigam conectar à internet (desde que suportem o protocolo de OTT associado).

Um exemplo deste serviço é a Netflix, empresa que se dedica à distribuição de filmes e séries, oferecendo uma biblioteca muito vasta com conteúdos actuais, por um preço mensal relativamente baixo (8€/mês).

Uma das razões para alguns serviços só serem servidos sobre streaming está relacionada com uma questão de segurança, porque como não há armazenamento em disco torna-se muito mais difícil copiar o conteúdo [2].

Serviços PayTv

Estes serviços oferecem conteúdos audiovisuais em directo e contrariamente aos OTT, são caros, sendo por isso de esperar que os clientes deste tipo de serviço vão diminuindo ao longo dos anos dado que existem, hoje em dia, soluções menos dispendiosas.

Serviços móveis

Com a evolução surgiram os smartphone, tablets e outros aparelhos móveis que estão cada vez mais presentes nas vidas dos consumidores. Com estes dispositivos tornou-se possível assistir a conteúdos audiovisuais em directo em qualquer local com acesso à internet.

Um exemplo disso é a Meo Go (serviço disponível pela operadora móvel Meo) que permite assistir em directo à programação oferecida em qualquer dispositivo móvel. [13]