Internet Video Streaming
Arquitectura

Embora o processo de reprodução de um vídeo, para o utilizador, seja bastante simples, o processo nos “bastidores” é bastante complexo. Para que tal aconteça, é necessário existir uma arquitectura de rede.

P2P

Uma das principais arquitecturas é o P2P (peer-to-peer), onde cada utilizador (peer) da rede tanto funciona como cliente ou servidor, pois permite o compartilhamento de serviços/ficheiros/dados sem a necessidade de haver um servidor central, comum a todos os utilizadores, o que resulta numa maior robustez da rede e num melhor desempenho, dado ser possível extrair um ficheiro de vários “nós” da rede ao mesmo tempo. Cada utilizador contribui assim com recursos para a rede comum, aumentando a capacidade da mesma. Ou seja, cada “nó” da rede contribui com largura de banda, capacidade de armazenamento e de processamento, aumentado estes à medida que são inseridos novos “nós” na rede, o que contrasta em relação à arquitectura “servidor-utilizador” onde se verifica o inverso, à medida que surgem novos clientes o desempenho da rede ir-se-á reduzindo. [3]

Contudo este sistema também apresenta falhas devido às constantes entradas e saídas de utilizadores que resulta numa deterioração da largura de banda disponível. Tem problemas também ao nível da qualidade de transmissão que apresenta oscilações, não conseguindo manter uma qualidade constante.

Arquitectura de rede P2P

Content Distribution Networks

Outra arquitectura de rede relevante é a denominada Content Distribution Networks (CDN), método mais utilizado para distribuição de conteúdo na internet que oferece um serviço de adaptive streaming. Esta rede permite distribuir informação mais rapidamente a um grande número de utilizadores ao duplicar a informação em vários servidores, distribuídos geograficamente, e direcionar o conteúdo ao cliente através do servidor que estiver mais próximo do mesmo. Ou seja, em cada um dos “nós” (edge servers) é implementado um servidor streaming e quando um utilizador solicita um determinado conteúdo, este é encaminhado para o servidor mais próximo e é iniciada a transmissão.

Arquitectura da rede Content Distribution Networks