Internet Video Streaming
Perspectivas de evolução futura

Apesar de não ser uma tecnologia recente, as capacidades de hardware estão finalmente a ir ao encontro das necessidades. A possibilidade de todas as aulas, incluindo práticas, serem transmitidas via stream é uma realidade próxima. A integração da tecnologia no conceito Internet of things é uma certeza. Possivelmente, num futuro próximo, os conteúdos terão direitos de autor de distribuição via TV e via streams independentes. No caso particular da medicina, a transmissão via stream de operações cirúrgicas é uma certeza. A possibilidade de ter uma aula de ginásio/ioga via stream (interactiva) também fará sentido.

A indústria do gaming será, provavelmente, a que mais sentirá o impacto. Desde a transmissão de torneios ou jogos em tempo real, bem como a análise aos mesmos.

A música é outra indústria que ao longo do tempo cada vez mais sentirá o impacto da streaming, com a possibilidade de artistas e/ou produtores musicais venderem a fãs ou estações ensaios ou concertos.

Uma área que tenderá também a evoluir será o vídeo em 3D e a interactividade com o utilizador. O video em 3D reforça a ilusão de percepção de profundidade projectando duas imagens, no mesmo plano, em pontos de observação diferentes, codificando-as. Em termos de interactividade com o cliente será possível escolher o plano da câmara que se pretende ou até mais que um plano ao mesmo tempo (serviço multi-view). Cada plano, naturalmente, é captado por uma câmara diferente e codificado por computadores separados. O áudio é captado em separado e codificado num dos computadores utilizado para a codificação do video, com a garantia que ao se mudar de plano a transmissão do áudio continua sempre constante.

Exemplo de vídeo em 3D

Em matéria de ferramentas de compressão à que ressalvar o aparecimento do codec de video H.265 (sucessor do H.264), conseguindo taxas de compressão superiores, cerca de 40-45%. [14]

Diferenças de compressão entre H.264 e H.265