Internet Video Streaming
Introdução

Streaming é o nome associado à tecnologia que, nos dias atuais, permite a transmissão de áudio e vídeo através da internet sem a necessidade de fazer o download do mesmo, dado que, à medida que a informação é recebida pela máquina (PC, tablet, smartphone…) é de imediato transmitida ao utilizador.

Surgiu em 1997, onde o vídeo se juntou à já existente tecnologia de audio streaming. Provou ser um desafio pelo facto do volume de informação de um vídeo ser bastante superior à de um ficheiro áudio. A primeira transmissão data de 9 de Abril do mesmo ano tendo sido um evento desportivo (jogo futebol americano) “pela mão” da Progressive Networks, introduzindo assim o Real Video.

O consumo de vídeo online foi evoluindo e em 2014 foi responsável por 64% de tráfego de internet no mundo, continuando a ter tendência para aumentar, segundo um relatório apresentado pela Cisco [1], num futuro muito próximo (2019), o vídeo passará a ser responsável por 80% do tráfego mundial. Estes valores referem-se, na sua maioria, a streaming de vídeo em tempo real (TV, eventos desportivos…) e armazenado, sendo este ultimo o mais influente, tomando por exemplo o caso do Youtube.

A grande diferença entre streaming e progressive download ou apenas download, para além do tipo de servidores e protocolos que utilizam, é o facto de em download ser necessário descarregar por completo todo o ficheiro para depois ser possível visualizar, em quanto que em streaming o ficheiro é visualizado à medida que vai sendo efectuado o download, sendo criado um buffer para guardar temporariamente a informação (não ficando esta guardada numa pasta na máquina contrariamente também ao download) e quando este enche é iniciada a transmissão. Em caso de interrupção na ligação o vídeo continuará a ser reproduzido até que acabe a informação no buffer, voltando ao processo inicial aquando da retoma da ligação. Contudo, haverá sempre um atrasado na emissão (caso de emissão em directo) que se deve à codificação e transmissão do sinal.

Arquitectura da rede de video live streaming

Em termos de qualidade de visualização, esta difere consoante a qualidade da ligação do cliente e o ritmo de transmissão que essa mesma ligação consegue atingir, sendo necessário que este ultimo seja menor que a capacidade de largura de banda do utilizador para que não haja nenhum corte na reprodução. [2]

Outra tecnologia, o adaptive streaming, é utilizada na codificação de múltiplos streams de emissões ao vivo ou on-demand e adaptam o ritmo de transmissão à velocidade da ligação e capacidade de processamento da ligação de cada utilizador. [2]