Internet Video Streaming
Codecs

Os codecs (acrônimo de codificador/descodificador de sinais) são uma área muito importante no video live streaming, é através deles que os conteúdos quer de áudio quer de video são comprimidos/descomprimidos de maneira a que chegue ao utilizador um conteúdo com uma boa qualidade (menor que o original) mas utilizando-se o número mínimo de bits possível.

Hoje em dia existem muitos codesc que realizam a transmissão de conteúdo através da internet e por isso mesmo é essencial para os produtores de video live streaming escolherem a “ferramenta” certa para a informação que se pretende transmitir. É necessário decidir tendo em conta características como os custos da tecnologia, os atrasos que poderão existir e a qualidade final que se pretende.

Existem dois tipos de codecs, com e sem perdas, ou seja, ferramentas que ao comprimir a informação geram uma certa perda de qualidade com a finalidade de alcançar maiores taxas de compressão e outros que ao efectuarem o mesmo processo garantem a mesma qualidade que a informação original, tendo por isso baixas taxas de compressão. Dito por outras palavras, ao se efectuar a descodificação, o conteúdo descodificado é igual ao original.

H.264

Este codec é o mais utilizado actualmente em video live streaming dado que consegue produzir pequenos ficheiros com alta qualidade e de ser compatível com Youtube, HTML 5 e Adobe Flash, ainda que haja alguns codecs concorrentes como o VP8 e o VC-1 das gigantes Google e Microsoft, respectivamente. [10]

MP3

Um dos primeiros tipos de compressão de áudio com perdas praticamente impercetíveis ao ouvido humano com um bitrate na ordem de 128 kbit/s, é actualmente o sistema de compactação áudio mais utilizado do mundo. Tecnologia acessível e de baixo custo, mas tem a vantagem de apresentar um delay comparado com outros codecs de streaming.

Consegue taxas de compactação até 12 vezes o tamanho do arquivo original.

ACC

Codec que veio substituir o MP3 ao conseguir uma maior qualidade de áudio, com a mesma taxa de bits e um maior poder de compactação.

Formato padrão dos produtos Apple e Sony.