6. Conclusão

Enquanto a televisão analógica vai começando a perder terreno, outra batalha começa a surgir. Em Portugal, o Meo e a Zon estão lançadas na conquista do mercado, a competição já se começa a sentir, mas no final a última palavra é a do utilizador.
O crescimento destes serviços implicará uma maior carga para as redes actuais. Estas estão já a ser pensadas e desenhadas para enfrentar os novos desafios e suportar o tráfego da televisão interactiva de amanhã.
As cadeias televisivas estão também em fase de adaptação, se por um lado se arriscam a que cada vez menos os espectadores assistam às publicidades durante os intervalos, por outro o crescimento da interactividade também traz novas oportunidades. As publicidades interactivas são já hoje uma realidade e poderão vir a ser uma maneira de reavivar o interesse dos espectadores pelos anúncios.
Desde o primeiro programa interactivo em 1953 até aos dias de hoje, a televisão interactiva manteve sempre o mesmo objectivo, o de cativar o interesse dos seus telespectadores. Se nos primeiros anos o seu crescimento foi pequeno, devido em grande parte as limitações tecnológicas, hoje estas estão superadas e é de esperar o maior crescimento de sempre deste tipo de televisão nos próximos anos.
MEEC - Instituto Superior Técnico (Alameda)