Televisão Interactiva

4. Impacto Social

Desde muito cedo que se fazem esforços para introduzir mais interactividade em Televisão, e isto porque as exigências dos telespectadores são cada vez maiores. Uma vez que nos encontramos na era digital, é hoje em dia muito mais simples introduzir conteúdos e funcionalidades interactivas que melhoram a experiência dos telespectadores.

Um caso que, dependendo do ponto de vista, pode ser visto como um aspecto negativo da Televisão Interactiva é o caso da publicidade. Com o aparecimento de funcionalidades interactivas como EPG e sistemas DVR, é hoje em dia possível para os telespectadores saltar os "chatos" intervalos publicitários, sendo portanto por um lado uma vantagem para o telespectador mas uma desvantagem para as empresas do mundo da publicidade.


Fig 4.1. - Exemplo: Electronic Programming Guide (EPG).


Serviços como Video-On-Demand oferecem a possibilidade dos telespectadores escolherem o que querem ver e quando querem ver.

A Televisão Interactiva traz também vantagens no que diz respeito a ensino à distância, em que é possível os telespectadores educarem-se nas mais variadas áreas e ao seu próprio ritmo.

Estes e muitos outros são aspectos que cada vez mais se vão fazendo sentir e garantidamente muitos outros surgirão no futuro.

Trabalho realizado por João Gaspar e Berto Casquinha.
MEEC - Instituto Superior Técnico (Alameda)