Televisão Interactiva

5. Futuro

Nos últimos anos, com o desenvolvimento de todas as tecnologias, a televisão interactiva passou a estar presente não apenas na própria televisão, mas também em telemóveis, PDAs e computadores. Neste aspecto, apenas o desenvolvimento da tecnologia irá ditar os limites da expansão da televisão interactiva a outras plataformas. Existe também, a forte possibilidade da realidade virtual vir a desempenhar um papel importante no futuro da televisão interactiva, permitindo participar em jogos de realidade virtual, viajar pelo mundo sem sair de casa, participar em batalhas históricas ou muito mais se aliarmos a realidade virtual aos conteúdos pagos hoje em dia.

Ainda que seja incerto o futuro da televisão interactiva, é já clara a convergência entre esta e a internet. Podemo-nos perguntar até onde irá esta convergência que é cada vez mais evidente. Se por um lado um aumento da interactividade é interessante para o espectador, por outro um aumento desmedido pode levar ao seu desinteresse. Note-se que, até aos dias de hoje, a postura do espectador, face ao seu televisor, é quase vegetativa. Já em frente a um computador o utilizador adopta um comportamento mais activo, interagindo com ele. É claro que o utilizador se irá adaptar a esta nova realidade, no entanto, será crucial manter as interfaces simples e intuitivas, de modo a que estas sejam acessíveis e do agrado de todo o público.


Video 5.1 - Panasonic's Interactive TV Wall.


Verifica-se que a tendência é para que os conteúdos passem a ser de monocast em vez de broadcast, pois se assiste cada vez mais à personalização dos conteúdos televisivos.

A capacidade de gravar determinado programa e observa-lo mais tarde, saltando por cima dos anúncios e publicidades, traz também um novo problema às estações televisivas, que até agora tanto dependiam dos fundos vindos dessas publicidades. Iremos então assistir a um aumento da publicidade durante os programas, quer seja a aparecer de rodapé ou mesmo apresentada no decorrer do programa. Também haverá um aumento das publicidades interactivas, visto este ser um bom modo de captar o interesse do espectador.

No entanto, é difícil de prever o futuro de uma indústria que ainda está no seu início. Sem dúvida que os próximos anos serão de grande expansão desta tecnologia, tendo até em conta que recentemente se anunciou que até 2012 a televisão analógica terrestre será substituída pela televisão digital terrestre.

Trabalho realizado por João Gaspar e Berto Casquinha.
MEEC - Instituto Superior Técnico (Alameda)