Televisão Interactiva

2. História

2.1. Evolução da TV Interactiva
O conceito de interactividade em televisão é algo que existe há já bastante tempo e como já foi mencionado é algo no qual empresas e redes televisivas têm concentrado esforços quase desde as primeiras emissões televisivas.
Convém mencionar alguns aspectos históricos de televisão em geral antes de se avançar para o aparecimento da Televisão Interactiva, de modo a se perceber bem em que altura da história da televisão é introduzido o conceito de Televisão Interactiva.

Em 1925 John Logie Baird demonstra a possibilidade de se transmitir simples contornos de objectos e apenas um ano depois, o mesmo autor demonstra o primeiro sistema de televisão monocromática. Em 1928 Baird demonstra o primeiro sistema de televisão a cores. Foi então, por esta altura que surgiu a "caixa que mudou o mundo".

Em 1936 os Jogos Olímpicos de Berlim marcou a data em que se realizou a primeira emissão de televisão em larga escala e foi também o primeiro evento desportivo a ter cobertura em directo. Em 1937 Alemanha, EUA, França e Inglaterra iniciam emissões regulares de TV monocromática.

Em 1950 foi desenvolvido, pela Zenith Radio Corporation, o primeiro controlo remoto que podia ser ligado à televisão por um cabo. Foi assim introduzido o primeiro método de interacção remoto com o equipamento de televisão.


Fig 2.1 - Controlo remoto "Zenith Space Command" desenvolvido em 1956.

Não muito tempo depois, em 1953, eis que é introduzido pela primeira vez na história da televisão o conceito de interactividade num programa televisivo. A 10 de Outubro de 1953 um programa infantil da rede televisiva CBS denominado "Winky Dink and You" introduziu a primeira forma de interactividade num programa de televisão. A natureza interactiva do programa baseava-se num kit de 5 lápis de cera e uma folha de plástico (denominada de "Magic Window") que se prendia ao televisor através de electricidade estática. Durante o programa, os jovens telespectadores eram encorajados a desenhar no pedaço de plástico para ajudar a personagem do programa, Winky Dink, a resolver algum problema com que este se deparasse.


Fig 2.2 - Primeiro programa interactivo, "Winky Dink and You".

Assim sendo, é possível ver que a ideia de interactividade em televisão surgiu de facto bastante cedo. No entanto a Televisão Interactiva, no sentido em que existe hoje, só aparece a grande escala bastante tempo depois, no final da década de 1990.

A BBC, em 1972, anuncia o serviço de teletexto Ceefax, que acaba por ser lançado em 1974. Vários outros sistemas de teletexto apareceram também por esta altura, sendo utilizados para enviar informação em formato de "texto" junto com o sinal de televisão, sendo este um sistema que ainda hoje existe e é utilizado por muitas redes televisivas em todo o mundo.
A informação enviada através deste sistema varia muito desde notícias nacionais, internacionais ou desportivas até informação meteorológica ou mesmo guias de programação de televisão.


Fig 2.3 - Sistema de Teletexto Ceefax.

Em 1977 é lançado nos EUA o primeiro serviço de TV Interactiva com o sistema de televisão por cabo QUBE, que oferecia funcionalidades aos seus utilizadores como participar em votações, obter informação adicional sobre um programa e seleccionar filmes pay-per-view. Este sistema serviu para mostrar que os consumidores respondiam bem aos serviços interactivos, e facilitou também a evolução e desenvolvimento de tecnologia associada à Televisão Interactiva.

Durante a década de 1990 várias experiências com TV Interactiva foram realizadas nos EUA e na Europa, e em 1994 a Time Warner's Full Service Network (FSN) apresentou um serviço completo de TV Interactiva, que incluía acesso à Internet, programação interactiva e Video-On-Demand (VoD) entre outras funcionalidades. No entanto o alto custo do equipamento levou a que o produto fosse pouco atractivo.


Fig 2.4 - Exemplo: Video-On-Demand.

Com a contínua evolução dos serviços de televisão e a introdução da Televisão Digital, as portas da TV Interactiva foram-se abrindo cada vez mais. Em 1997 a introdução do leitor de DVD veio a trazer ainda mais interacção e proporcionar ao utilizador maior controlo sobre a forma de visualização de vídeo.

Foi então no início de 2000 que a evolução tecnológica permitiu a expansão dos serviços de interactividade em televisão. Na Europa, a Inglaterra, tendo sido o primeiro país europeu com licenças para a televisão digital, foi pioneira nos serviços de TV Interactiva sendo ainda hoje o líder deste mercado.

Hoje em dia são já bastantes os serviços interactivos existentes: votações, apostas, compras, jogos, Internet, E-mail, VoD, pay-per-view, entre outros.


2.2. TV Interactiva em Portugal
As emissões televisivas em Portugal surgem, por parte da RTP, a Março de 1957, sendo um grande fenómeno a nível nacional.

Em Junho de 1989, o panorama da Televisão em Portugal altera-se profundamente, quando a Assembleia Nacional decide acabar com os obstáculos relativos à existência das televisões privadas. Pouco tempo depois, surgem dois canais privados bastante conhecidos hoje em dia, a SIC e a TVI, em 1992 e 1993 respectivamente.

Em Outubro de 1994 aparece a TV Cabo com serviços de televisão por cabo, embora apenas a 14 de Julho de 1998 tenha visto a sua actividade favorecida quando é aprovada a nova Lei da Televisão (nº 31-A/98) que permitiu estabelecer uma relação diferente no acesso e na actividade da televisão.

Tal como aconteceu noutros países do mundo, a interactividade está presente em Portugal antes de serem introduzidos elementos interactivos na televisão, como foi caso do programa "Agora Escolha" que passou na televisão no final da década de 1980 e início da década de 1990, em que os telespectadores podiam, através de um telefonema, votar e escolher uma de duas séries a passar no programa. Um exemplo mais recente é o caso do programa infantil "Hugo" que permitia os jovens telespectadores jogar em directo a uma série de jogos através das teclas do telefone.


Fig 2.5 - Programa interactivo, "Hugo", que passou em Portugal no final da década de 1990.

Em 2001 são introduzidos os serviços de Televisão Interactiva na rede TV Cabo em parceria com a Microsoft, mas este serviço deixa de estar disponível em Julho de 2004 devido à fraca adesão do público e afirma o porta voz do grupo PT que "o mercado não estava preparado para o serviço interactivo".

No primeiro trimestre de 2006 o segundo maior operador de televisão por cabo, a Cabovisão, lança um novo serviço de TV Interactiva que prevê que venha a permitir o lançamento de serviços interactivos como pay-per-view, VoD, Electronic Programming Guide (EPG) e serviços de informações úteis (horários, cinemas, farmácias de serviço, entre outros).

Vários outros serviços de TV Interactiva têm surgido desde então, como é o caso do serviço IPTV, MEO, da Portugal Telecom. Muito recentemente, em Maio de 2008, a ZON (anteriormente conhecida como PT Multimédia) prepara-se para fazer concorrência ao serviço IPTV da PT com a sua nova set-top box com funcionalidades interactivas tanto no serviço por cabo como por satélite.

Assim sendo, é possível ver que os serviços de Televisão Interactiva em Portugal estão neste momento a aparecer e demonstram ter grande potencial de evolução, existindo já vários serviços interactivos como por exemplo funcionalidades de gravação digital (DVR) e também serviços como IPTV.

Trabalho realizado por João Gaspar e Berto Casquinha.
MEEC - Instituto Superior Técnico (Alameda)