Televisão Interactiva

1. Introdução

Abstract
Hoje em dia, a Televisão é um fenómeno omnipresente de forte influência na sociedade, e acima de tudo é uma fonte dominante de informação e entretenimento.
O aparecimento da Televisão Digital vem abrir novas portas ao mundo da Televisão, proporcionando-lhe a hipótese de evoluir ainda mais, e em particular no que toca a interactividade em televisão, que é o tema que este artigo irá então abordar.
Para além de uma breve introdução ao conceito de TV Interactiva, neste artigo é dada também alguma atenção à evolução da interactividade em televisão ao longo do tempo e a potenciais desenvolvimentos futuros nesta área.

Index Terms - Televisão, Interactiva, iTV, digital, entretenimento, interactividade.



O mundo do audiovisual e da comunicação tem estado em constante evolução, em particular este artigo irá abordar a Televisão Interactiva, um conceito que tem vindo a ser desenvolvido há já bastante tempo.

Embora seja comum associar-se a Televisão Interactiva a algo relativamente recente, a realidade é que a interactividade entre o telespectador e o conteúdo televisivo é algo que há já vários anos é do interesse de vários canais e empresas relacionadas com este meio de comunicação.

Constantemente sente-se a necessidade de quebrar a passividade a que a emissão tradicional de televisão habituou os telespectadores, chegando mesmo ao ponto de se tornar algo vulgar que cada vez mais é incapaz de competir com outros meios de comunicação existentes como é o caso, por exemplo, o acesso à Internet através de um computador. A Televisão Interactiva é também vista pelas empresas e redes de televisão como um meio de tornar a sua programação mais atractiva, o que naturalmente está associado a subida de audiências.

O aparecimento da Televisão Digital e o desenvolvimento e evolução tecnológico nesta área veio a facilitar a capacidade de tornar a Televisão algo com maiores possibilidades de interactividade.


Fig 1.1. - Exemplo de TV Interactiva.

1.1. O que é?
Televisão Interactiva, no contexto em que se encontra hoje, é o nome que se dá à Televisão quando esta é capaz, através de um televisor e de uma caixa descodificadora (denominada de Set-Top Box), de fornecer aos seus utilizadores serviços que os permitem interagir com o conteúdo televisivo e que podem oferecer a possibilidade de personalizar esse mesmo conteúdo de uma forma que agrade os interesses do telespectador, dando-lhe assim maior poder de escolha.


Fig 1.2. - Set-top box (SKY).

Existem pelo menos três tipos de interactividade distintos que merecem ser referidos de forma a possibilitar uma maior compreensão da utilidade e possíveis aplicações da Televisão Interactiva.

1.1.1. Interactividade com o equipamento
Desde a simples função de ligar/desligar a televisão ou regular o volume do som até a utilização de um controlo remoto para fazer zapping, este tipo de interactividade é o mais simples e comum em televisão. Não existe qualquer alteração do conteúdo televisivo, apenas permite controlar a forma como esse conteúdo é disponibilizado.
Outros exemplos mais recentes deste tipo de interactividade são o caso do Video-On-Demand, gravação digital de vídeo, e até mesmo a possibilidade de "saltar" publicidade.

1.1.2. Interactividade com o conteúdo de um programa
Este tipo de interactividade é de facto o que melhor representa o conceito de Televisão Interactiva, embora possa nem sempre ser o mais simples de implementar.
Nesta forma de interactividade, será possível alterar/influenciar o próprio conteúdo do programa. Outros exemplos mais simples são também votações ou qualquer outro tipo de participação por parte dos telespectadores.

1.1.3. Interactividade com conteúdo televisivo
Nesta forma de interactividade refere-se à possibilidade de se obter informação sobre o que quer que esteja a passar na televisão, seja desporto, filmes, anúncios publicitários e até mesmo a possibilidade de comprar esses produtos através da televisão (T-commerce).

Entre outras formas de interactividade, estas são as três mais presentes em Televisão Interactiva.
Outra forma de interactividade que também merece ser mencionada é a possibilidade de aceder à Internet através da televisão, principalmente para visualização de páginas Web e e-mail. Este tipo de serviços em televisão podem ser facilmente vistos como uma vantagem em relação ao uso de serviços semelhantes num computador, na medida em que a televisão é um meio de comunicação muito mais presente na sociedade quando comparado com o computador.

A cada dia que passa as exigências dos telespectadores em relação á televisão vão sendo cada vez maiores, particularmente no que diz respeito à interactividade, e como tal espera-se que no futuro cada vez mais conteúdos interactivos estejam presentes na televisão.

Trabalho realizado por João Gaspar e Berto Casquinha.
MEEC - Instituto Superior Técnico (Alameda)