Televisão Interactiva

3. Tecnologias

Tipicamente o equipamento necessário para se ter televisão interactiva consiste na própria televisão e numa Set-Top Box, que não é mais que o receptor que faz a gestão de todas as informações recebidas e as apresenta sob a forma de conteúdos televisivos.

3.1. Set-Top Boxes (STBs)
Relativamente as Set-top Boxes, existe todo um leque de características e funções, salientando-se a capacidade do disco rígido, a compatibilidade HD (alta definição), a conectividade e a simplicidade de utilização/navegação.

3.1.1. As Set-Top Boxes em Portugal
A Meo Box é a STB escolhida pela Portugal Telecom para receber a televisão interactiva via IPTV e satélite, possui um disco rígido de 80GB, é compatível com televisão HD, uma porta RJ-45/Ethernet para ligação ao router, uma porta HDMI (áudio e vídeo digital de alta definição).


Fig 3.1. - MEO Box.

Em resposta à solução de televisão interactiva da PT, a ZON Multimedia (antiga TVCabo) lançou a ZON Box, uma STB capaz de receber televisão interactiva HD, via cabo ou satélite, com um disco rígido de 250GB, o que permite a gravação de mais de 200 horas de emissão e também com uma porta HDMI.


Fig 3.2. - ZON Box.

3.1.2. As Set-Top Boxes no resto do mundo
A Sky HD Box é uma STB adoptada pela empresa inglesa Sky, que para além de já estar preparada para a recepção de canais em HD permite também a recepção de televisão interactiva via satélite, possui um disco rígido de 160GB para a gravação de programas, uma porta HDMI e ainda um interface USB para permitir a ligação ao computador.


Fig 3.3. - SKY HD Box.

Também a Apple se apercebeu do forte potencial do mercado da televisão interactiva e criou a Apple TV, um STB seguindo o design já característico da Apple, que permite o aluguer de filmes, em SD (definição normal) ou HD, disponibilizados também pela Apple. A Apple TV conta também com um disco rígido até 160GB, porta HDMI, porta RJ-45/Ethernet e ligação Wireless 802.11n.


Fig 3.3. - Apple TV.

3.2. Tipos de interactividade
Apesar das Set-Top Boxes permitirem uma grande diversidade de interacções com a televisão, estas interacções podem ser classificadas apenas como:

3.2.1. Interactividade sem canal de retorno
O utilizador não necessita de enviar nenhuma informação ou pedido para o servidor/emissor para desfrutar da interactividade. A ideia por detrás desta interactividade é enviar toda a informação para o utilizador e esta ser gerida pela Set-Top Box, de modo a criar a interactividade desejada. Pela sua simplicidade este tipo de interactividade é o usado há mais tempo.

3.2.2. Interactividade sem canal de retorno
Este tipo de interactividade permite que o utilizador envie de volta para o emissor informação e pedidos, de modo a que o conteúdo televisivo de adapte à sua vontade. Sendo necessário um canal de retorno, um meio de enviar a informação de volta, foi inicialmente utilizado o telefone como canal de retorno - os utilizadores por meio de uma chamada telefónica interagiam com o programa, quer fosse conversando directamente com um apresentador ou apenas participando numa votação.
Com a generalização das ligações de banda larga, nomeadamente a ADSL e Cabo, estas passaram também a servir de canal de retorno para as Set-Top Boxes permitindo assim conteúdos mais interactivos e mais fáceis de utilizar.

3.3. Aplicações de sucesso
O sucesso da televisão interactiva está em muito relacionado com os conteúdos e funcionalidades oferecidas ao utilizador, que anteriormente não eram possíveis. Dentro deste conjunto podemos salientar seis aplicações de sucesso, oferecidas pela televisão interactiva ao espectador:

3.3.1. Guia de programação electrónico
É uma funcionalidade indispensável da televisão interactiva moderna. À distância de um botão do controlo remoto está toda a programação televisiva, com informação mais ou menos detalhada sobre cada um dos programas, artistas e assuntos relacionados.

3.3.2. Melhoria da experiência televisiva
A introdução de conteúdo interactivo relacionado com a programação televisiva permite ao utilizador consultar informação adicional enquanto vê o programa. Da mesma maneira poderá também participar no programa com a sua opinião, comentário ou mesmo através de votação, aumentando assim o interesse do espectador pelo programa.
A visualização em modo de multi-câmara permite ao utilizador escolher de que câmara deseja ver o programa, permitindo-o assim observar de diversas posições. Este modo é especialmente atraente em eventos desportivos, como jogos de futebol, onde o espectador pode ver os lances de diferentes ângulos.

3.3.3. Navegar na internet
A possibilidade de navegar na internet através da televisão não é muito atractiva face à de o fazer num computador. No entanto, este pode ser um bom meio para pessoas que nunca contactaram com a internet se iniciarem, visto a televisão ser um equipamento comum para a maioria das pessoas, ao contrário do computador. Para muitos este poderá ser o primeiro contacto com a internet, permitindo aceder de forma simples a serviços como o correio electrónico, videotelefonia ou chat. A televisão oferece ainda a vantagem de não necessitar de tanto tempo no arranque, face a um computador, permitindo assim uma consulta rápida da internet ou correio electrónico.


Exemplo: Sky Digital Service.

3.3.4. Gravação de programas
A simplicidade na gravação de programas faz desta funcionalidade um ponto forte da televisão interactiva moderna. O utilizador tem a possibilidade de programar, de forma simples, a Set-Top Box para gravar, de forma automática, qualquer programa a qualquer hora. A esta funcionalidade dá-se o nome de DVR (Digital Video Recorder), ou seja, gravador de vídeo digital, pois o video fica armazenado em formato digital. À semelhança do americano TiVo, os programas são gravados para um disco rígido para serem posteriormente vistos, dispensando assim o uso de outros suportes, como o DVD ou as antigas cassetes VHS. A capacidade de programação destes DVRs vai ao extremo do espectador poder decidir que deseja gravar um programa ou série sempre que seja transmitido.

3.3.5. Video-on-Demand
O espectador pode agora ver os filmes que quer, à hora que quiser. Através do serviço de Video-on-Demand o utilizador escolhe o vídeo que quer ver duma lista apresentada e efectua a sua compra. Depois, o espectador só tem de se sentar e desfrutar do filme, é como se fosse ao cinema sem sair de casa!
Embora semelhantes, o serviço de Video-on-Demand difere do serviço de Pay-per-View. No primeiro, o utilizador começa logo a ver o filme de início, sem ter que esperar. E no segundo o utilizador paga para ter acesso a um determinado canal, por um determinado tempo, onde está continuamente a ser transmitido o filme desejado. Assim o espectador pode ter que esperar que o filme comece de novo para o poder ver. Trata-se então da distinção de conteúdos monocast e broadcast, respectivamente. No primeiro caso o filme, é transmitido dedicadamente para um utilizador, enquanto no segundo caso é transmitido para todo o grupo de utilizadores que subscreveram o serviço.

3.3.6. Jogos em rede
A possibilidade de participar em jogos em rede com outros utilizadores é bastante interessante tanto de um ponto de vista de entretenimento como de um ponto de vista social, pois permite travar novos conhecimentos e criar comunidades online.

Trabalho realizado por João Gaspar e Berto Casquinha.
MEEC - Instituto Superior Técnico (Alameda)